Neste sábado a cidade abre a programação do Natal Luz, que promete atrair 50 mil visitantes
Um dos mais belos e procurados destinos históricos do Brasil, a cidade de Ouro Preto ganha mais encanto e magia neste sábado, 12 de novembro. Uma megaestrutura na Praça Tiradentes, que inclui uma árvore com altura superior a um prédio de oito andares, será iluminada a partir das 19 horas, marcando a abertura do Natal Luz. O festival promete atrair 50 mil visitantes à cidade até 8 de janeiro de 2023, com programação de shows, oficinas e espetáculos gratuitos.

Já neste sábado, população e os visitantes poderão curtir o Palco Cultural, a Casa do Papai Noel e a Vila do Artesanato. O ator Eriberto Leão, embaixador do Natal Luz de Ouro Preto, vai subir ao palco às 22 horas e cantar para a plateia. Além da estrutura iluminada por luzes de LED, o Natal Luz receberá até janeiro apresentações teatrais, cortejos e apresentações de bandas e orquestras locais, músicos covers e um tributo à artista Marília Mendonça, vítima de acidente aéreo em 2021.

Solenidade de abertura aconteceu no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte
A inauguração oficial do festival “Natal de Luz Ouro Preto” aconteceu na manhã da última terça-feira, 8 de novembro, em solenidade no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, com a presença de representantes da Prefeitura de Ouro Preto, integrantes da área cultural estadual e patrocinadores.
A Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), Marília Palhares, destacou durante a abertura do evento que mais que uma simples iluminação, o evento evoca a paz, após o longo período pandêmico. “Nós precisamos investir nela [a paz], e Ouro Preto vai renovar esse ambiente da paz”, disse.

A Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Margareth Monteiro, disse que a escolha da cidade, Patrimônio Mundial da Humanidade, não só contribui para o evento em relação ao cenário patrimonial material, como também apresenta ao mundo “uma diversidade muito grande, imensurável, em relação à memória, à cultura imaterial”.
O Natal Luz de Ouro Preto fecha o Ano da Mineiridade e abre as comemorações do bicentenário de elevação de Vila Rica para Imperial Cidade. A primeira edição traz como tema “História e Magia”, com intuito de aliar a riqueza do patrimônio histórico da cidade ao encanto das luzes natalinas.
A grande diferença do festival de Ouro Preto de outros eventos do gênero é que a programação será 100% gratuita, desde a entrada na Vila do papai Noel, instalada na Casa de Gonzaga, até as apresentações de espetáculos no Teatro Municipal Casa da Ópera. Para garantir a gratuidade no acesso à programação foram investidos R$ 800 mil.

Tradições de presépios e fanfarras presentes no Natal Luz de Ouro Preto
A tradição de montar presépios no Natal será reforçada pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), que integra a programação do Natal Luz com a realização histórica da 50ª Edição do Concurso Nacional de Presépios. Entre 7 de dezembro e 6 de janeiro, os presépios inscritos e selecionados no concurso serão expostos na Galeria de Arte Nello Nuno. A abertura da exposição será no dia 7 de dezembro (quarta-feira), com a presença do Grupo de Pastorinhas do Padre Faria e Orquestra do Rosário.
O Grupo de Pastorinhas é o mais tradicional de Ouro Preto. A grande mestra, dona Ciata, recebeu o grupo de sua mãe e o conduziu por mais de 50 anos. Hoje é coordenado por Maria José Germano, a “Ica”, do qual participou desde a infância e hoje tem a responsabilidade de manter viva a manifestação. Eles se apresentam com instrumentos de percussão, que dão muito ritmo e alegria à apresentação.
O evento tem patrocínio da Cedro Mineração, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal via Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. O evento tem realização do Grupo Oliveira Costa e Prefeitura de Ouro Preto, com produção da Holofote.
O Natal Luz de Ouro Preto conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais, prefeitura e governo do Estado.
Confira programação completa no site = http://natalluzdeouropreto.com.br