Relatório mostra que um em cada quatro brasileiros coloca viajar como prioridade
A Omio, principal plataforma de reservas multimodais, divulgou o relatório anual NowNext’25, que apresenta as tendências e intenções de viagem para o próximo ano. O estudo, realizado em parceria com a YouGov, ouviu mais de 10 mil pessoas em países como Brasil, Itália, Espanha, Alemanha, Reino Unido, EUA, Japão e Austrália.
Segundo o levantamento, 25% dos brasileiros consideram viajar sua principal prioridade, bem acima da média global de 9%. Além disso, 74% afirmam planejar conhecer destinos dentro do próprio país, enquanto 17% pretendem ir à Europa.
“O Brasil tem potencial para atrair todos os tipos de turistas, especialmente para cidades secundárias. A Omio quer facilitar o acesso a destinos como Gramado, Foz do Iguaçu e as fazendas históricas de Minas Gerais, integrando todos os modais de transporte em uma única plataforma”, afirma Vitor Lalor, gerente geral da Omio no Brasil.
O relatório também mostra que 50% dos brasileiros colocam viagens entre suas principais prioridades financeiras, superando a média global de 38%. A tendência reflete uma busca por experiências significativas, mas com mais planejamento e atenção ao custo.
Entre os perfis destacados estão os “viajantes econômicos”, que priorizam flexibilidade e viagens fora de temporada, e a Geração Z, que valoriza transporte sustentável e experiências mais longas.
Outras tendências apontadas pelo NowNext’25 incluem:
- Crescimento do turismo doméstico, com foco em cidades menores e menos conhecidas;
- Valorização do boca a boca e de recomendações pessoais na escolha dos destinos;
- Preferência por viagens de bem-estar e descanso, em vez de grandes aventuras;
- Maior interesse em apoiar negócios locais e culturas regionais, sinal de um turismo mais consciente.
Para a executiva Veronica Diquattro, presidente de B2C e Supply da Omio, o relatório revela “uma nova era de viagens conscientes e inteligentes, com foco em valor e propósito”.
A íntegra da pesquisa está disponível em omio.com/NowNext25.