Catedral parisiense encerra restauração e retoma suas visitas gratuitas
A Catedral de Notre-Dame, em Paris, reabrirá ao público no próximo dia 8 de dezembro de 2024. Após o incêndio de 2019, que destruiu parte do monumento, cinco anos de intensos trabalhos de reconstrução devolveram ao mundo um dos maiores símbolos da arquitetura gótica. A plataforma Civitatis reuniu cinco pontos importantes para quem planeja visitar o local. Confira:
1. Cerimônia de reabertura e missa inaugural
A reabertura começa no dia 7 de dezembro, com um discurso do presidente francês, Emmanuel Macron, e uma apresentação artística no átrio da catedral. No dia 8, uma missa solene será celebrada no interior do edifício, seguida por uma abertura especial de oito dias, permitindo visitas até as 22h. A partir de 16 de dezembro, Notre-Dame voltará ao seu horário regular.
2. Entrada gratuita com reservas obrigatórias
Os visitantes poderão acessar a catedral gratuitamente, mas será necessário fazer a reserva no site ou aplicativo oficial, tudo para controlar o fluxo de pessoas. As reservas estarão disponíveis no início de dezembro. Uma fila espontânea será organizada para quem não realizar a reserva, mas pode haver tempo de espera prolongado.
3. Previsão de alta procura turística
Notre-Dame deve atrair cerca de 15 milhões de visitantes anuais após sua reabertura. Visitas em grupo, como excursões culturais e peregrinações, serão retomadas em junho de 2025. A Civitatis oferecerá tours guiados, incluindo acesso à cripta, com informações detalhadas sobre o processo de restauração.
4. Investimento bilionário na restauração
O custo total da reconstrução alcançou 700 milhões de euros, viabilizado por 846 milhões de euros em doações vindas de 150 países. Mais de 250 empresas e centenas de artesãos participaram do projeto, que resgatou a catedral como um símbolo cultural e espiritual da França.
5. Transformação sustentável no entorno
O entorno de Notre-Dame será renovado com um foco ecológico, com a criação de 1.800 metros quadrados de áreas verdes e o plantio de 160 árvores. Um antigo estacionamento foi convertido em entrada acessível, para reforçar a integração com o rio Sena e promover uma abordagem ambientalmente responsável.
Notre-Dame: Patrimônio mundial com história renovada
Construída entre 1163 e 1345, Notre-Dame é um marco da arquitetura gótica e patrimônio mundial da Unesco desde 1991. Localizada na Île de la Cité, a catedral também é o ponto de partida das estradas nacionais francesas, marcado pelo medalhão do Point Zéro.
Como parte da renovação, três novas tapeçarias do artista espanhol Miquel Barceló serão instaladas na capela lateral norte.
A reabertura consolida Notre-Dame como um dos maiores símbolos históricos e culturais de Paris e da França.