Joaquin Baena, representante para a América Latina do Travel Nevada mostrou a participação de cada país e os respectivos perfis de turistas
No século 19, em plena Corrida do Ouro nos Estados Unidos, minas de prata e ouro criaram a riqueza do estado de Nevada que, por muitas décadas, viveu da extração dos metais preciosos.
Em meados do século 20 veio a era dos cassinos que abriu caminho para o turismo se tornar, no século 21, a principal fonte econômica do estado norte americano.

Durante o Nevada Governor’s Global Tourist Summit – Encontro de Cúpula Global de Turismo promovido pelo Governo de Nevada – foi apresentado aos presentes um panorama global do turismo local.
Destinos de Nevada atraem viajantes da América Latina
Joaquin Baena, representante para a América Latina do Travel Nevada mostrou, em números, o quanto cada país latino-americano, participante do evento, contribui para manter saudável a economia do estado.

Joaquin Baena iniciou a apresentação situando no contexto norte-americano os principais mercados emissores da América Latina = Argentina + Brasil + Chile + Colômbia + México.
Os números de 2017
Em 2017, 17.823.509 mexicanos visitaram os Estados Unidos ficando em 2º lugar (depois do Canadá) como o maior emissor de turistas para o país. O México ocupa o 1º lugar no ranking do Travel Nevada dos países latino-americanos, como emissor de 1.200.000 turistas para o estado.
O Brasil foi o 8º maior emissor global de turistas para os Estados Unidos com 1.912.447 visitantes. Já no ranking da América Latina para o turismo de Nevada está em 2º lugar, enviando para os destinos do estado 155.000 visitantes.

A Argentina, que ocupa a 13ª posição global enviando para os EUA 1.018.177 turistas, está em 3º lugar no ranking do Travel Nevada para os países latino-americanos. Em 2017 35.000 argentinos aterrissaram no estado.
O restante dos países da América Latina contribuíram, juntos, com a emissão de 95.000 visitantes para Nevada.
O perfil dos visitantes latino-americanos
Ao mostrar o perfil dos turistas e das viagens, é curioso notar que os países latino americanos seguem um mesmo padrão. Férias é o motivo principal das viagens para os Estados Unidos. Em seguida estão as viagens para visitar amigos e familiares e, por fim, as viagens a negócios.

E quais as principais atividades e visitas que nós, latino americanos fazemos quando aterrissamos nos Estados Unidos? Compras + passeios + parques de diversão e shows + galerias de arte + museus + monumentos e parques nacionais.
O turista brasileiro gasta mais que o mexicano
Baena apresentou o impacto econômico de cada país para a economia de Nevada. Os números revelaram que os brasileiros proporcionalmente gastaram muito mais que os mexicanos.
Enquanto 1.200.000 turistas do México deixaram em Nevada US$ 327 milhões; os 150.000 brasileiros deixaram no estado US$ 264 milhões e os argentinos, US$ 84 milhões.

No total, em 2017 os países latino-americanos deixaram no estado US$ 802 milhões.
Um outro dado curioso apontou que no Brasil 85% das viagens para Nevada são feitas via agências de viagem, o maior porcentual se comparado com o México.
Geração Millennial traz novas oportunidades de crescimento para o turismo de Nevada
A busca por experiências únicas e autênticas + roteiros de natureza + esportes ao ar livre são o perfil do turista Millennial e esses são basicamente os diferenciais dos destinos de Nevada. Desta maneira, como apontou Joaquin Baena em seu relatório, abre-se uma oportunidade de maior crescimento para o turismo da região.
Tendências de roteiros e comportamentos para os próximos anos
A grande tendência global é o crescimento de um tipo de turismo mais refinado e também de roteiros de experiências. Não por acaso o turismo de Nevada se mantém em constante transformação, para poder receber viajantes mais sofisticados e conscientes.
Especificamente para o mercado mexicano, detectou-se a procura por roteiros mais curtos, de final de semana. Chamados de Puentes, eles oferecem a imersão saudável em um spa, ou um tour de compras ou ainda um roteiro cultural. “Tudo isso Nevada tem de sobra para oferecer e encantar o turista”, concluiu Baena.