• Fale Conosco
quarta-feira, 15 outubro, 2025
Travel3
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende
No Result
View All Result
Travel3
No Result
View All Result
Home Acontece no Turismo Negócios

Especial Dia do Turismo: T3 entrevista Leônidas Oliveira

Caroline Tonaco por Caroline Tonaco
27 de setembro de 2021
in Acontece no Turismo, Destaque, Negócios
0
Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais fala sobre a retomada do setor no estado

Arquiteto urbanista, Leônidas Oliveira assumiu a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais em plena crise da Covid-19. Com passagens por Belotur e pela Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Leônidas foi também Presidente Interino da Embratur, e diretor executivo da Funarte. Em entrevista exclusiva, Leônidas Oliveira fala sobre o turismo no estado de Minas Gerais.

Especial Dia do Turismo = Travel3 entrevista Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo

Especial Dia do Turismo = a palavra de quem faz o turismo no Brasil

Caroline Tonaco – Secretário, como você vê a retomada do turismo no estado de Minas Gerais? Quais são as perspectivas para 2022?

Minas Gerais se tornou o principal destino turístico do país nos últimos meses. E isso é fruto de uma sólida e planejada política de retomada que tem sido promovida pela Secult. Lançamos, em maio deste ano, o Programa Reviva Turismo, iniciativa para fortalecer o setor por meio de ações baseadas em quatro eixos estratégicos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

RCD 2025 Outubro Desk HRPunCana

O Reviva Turismo atua de forma horizontal, ampliando a colaboração entre os setores público e privado, para potencializar de forma mais estruturada as atividades turísticas em nosso estado. Com o programa, temos a meta de gerar 100 mil empregos no estado até 2022.

Havia também a meta de colocar Minas Gerais entre os três principais destinos do país até 2022, mas, apenas em dois meses, conseguimos bater essa meta e chegar em primeiro lugar, superando todas as praias e outros destinos conhecidos.

Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Minas Gerais é tendência, o estado vem registrando o dobro da média nacional em crescimento no turismo. Recentemente, nosso aeroporto internacional foi eleito o melhor do país, em pesquisa com o público consumidor; aqui estão os destinos mais acolhedores do mundo e uma das três vilas turísticas melhores do mundo para se visitar: o distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, como indicado pelo Brasil para a Organização Mundial do Turismo.

Diversa Africa Desk

A cozinha mineira é celebrada mundo afora, como os prêmios que 40 dos nossos queijos receberam entre os 57 brasileiros selecionados, em recente concurso na França.

Outra ação importante dentro do Reviva Turismo que trará reflexos para 2022 é que o programa recebeu novo aporte, de R$ 25 milhões, destinados à publicação de um edital para projetos voltados à promoção turística, e a ações que estimulem a competitividade no mercado. Com essa iniciativa, nossa expectativa é resgatar o setor e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve 15 atividades econômicas e são de extrema importância para o desenvolvimento de Minas Gerais.

Leônidas Oliveira
Leônidas Oliveira

Minas Gerais possui inúmeros atrativos para receber turistas nacionais e internacionais. O que vem sendo feito para atrair visitantes ao estado?

Destaco, dentro do Reviva Turismo para além das ações de promoção e marketing promovidos pela secretaria, que acabamos de lançar um edital de 10 milhões, para investimentos de marketing para divulgar e promover o potencial turístico de Minas Gerais, o aumento do número de visitantes ao estado e gerar, assim, mais empregos, renda e desenvolvimento socioeconômico.

Dentre as ações de apoio à comercialização, a expectativa é que sejam criadas ações como famtours; encontros de negócios; treinamentos e elaboração de roteiros turísticos em conjunto para operadores e agentes de viagens; além da criação, produção e divulgação online, seguindo a tendência de compra do turista.

Já dentre as ações de promoção de destinos e produtos turísticos, podemos citar: criação, produção e divulgação online de materiais digitais, conteúdos promocionais para redes sociais, sites ou blogs, press trips, ações de publicidade ou propaganda exclusivamente online; produção e aquisição de fotos e vídeos, de alta qualidade, para fins de promoção do destino ou produto turístico.

Este edital é voltado a organizações sociais que trabalham com turismo e possuam produtos turísticos já estruturados. Todos os projetos devem atuar com produtos turísticos mineiros com foco no turismo cultural, turismo de natureza, turismo de aventura, turismo gastronômico, turismo rural, turismo de negócios e eventos e cicloturismo.

Também integrando o Reviva Turismo temos várias outras ações relacionadas à comercialização e promoção de destinos. Uma delas são as campanhas Minas para Minas, Minas para o Brasil e Minas para o Mundo. A Minas para Minas promoveu a redescoberta dos mineiros dentro do próprio estado de Minas Gerais.

Na fase Minas para o Brasil, já iniciada, temos registrado sucesso absoluto com a atração de turistas de todo o país, tanto é que estamos crescendo hoje, segundo dados do IBGE, 10% acima da média nacional no volume de atividades turísticas. Ela conta com ações de promoção e comercialização do destino Minas Gerais nos modelo B2B e B2C, como, por exemplo, parcerias com operadoras e agências para oferecimento de pacotes para todo o Brasil, ações de audiovisual e turismo autoguiado.

Por meio de convênios, foram destinados R$ 5,5 milhões ao Minas para Minas e Minas para o Brasil, promovendo todas as regiões do estado, com o objetivo de estimular as viagens a Minas e impulsionar as atividades do setor, beneficiando toda a cadeira produtiva do turismo. As ações conjuntas com operadoras e agências brasileiras têm reflexo no mundo, abrindo a nova fase que é a campanha Minas para o Mundo.

O estado se mobiliza agora para alcançar o destaque internacional, fazendo contatos com players europeus, companhias aéreas, o trade em geral, operadoras, entre outros, para se posicionar no mercado internacional e estar na vanguarda. O primeiro passo já foi dado, com a abertura de uma representação de Minas Gerais na Europa, em Lisboa (Portugal).

Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Importante destacar, também, que no sentido da promoção do destino Minas Gerais, contamos com a valiosa parceria da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). O objetivo é capturar a mineiridade e transmiti-la para a tela da TV e para as ondas do rádio, por meio de séries de produções audiovisuais veiculadas nas programações da Rede Minas e da Rádio Inconfidência.

O projeto, intitulado Gerais+Minas, foi lançado em maio e vamos visitar 300 cidades mineiras, gerando programas que irão ao ar a partir de novembro. Já está em exibição na programação da Rede Minas a série “Minas são Muitas”, que também integra o Gerais+Minas com vídeos promocionais dos destinos. Estes vídeos retratam as belezas das cidades contemplados a partir de imagens feitas por fotógrafos dos municípios participantes.

Criamos ainda o Selo Evento Seguro, que funciona como um certificado. Nesses tempos de pandemia e retomada, os turistas buscam, também, destinos onde possam se sentir seguros ao visitar. O selo é emitido a estabelecimentos, eventos e atividades culturais e turísticas que cumprem protocolos sanitários durante o período de retomada gradual e segura do turismo.

Leônidas Oliveira, Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Edson Vilela, Prefeito de Carmo do Cajuru; e Caroline Tonaco, Diretora da Travel3

Nesse Dia Mundial do Turismo, gostaríamos que deixasse uma palavra para nossos leitores.

Durante muito tempo, ficamos isolados e distantes uns dos outros e, aos poucos, a vida tem voltado ao normal. Ainda é necessário pensar com cautela ao escolhermos os destinos que desejamos conhecer.

Minas Gerais, para além de um celeiro de cultura, tradição, cozinha singular, acolhimento e belezas naturais, é destino certo para quem busca segurança. Somos o estado que registrou menos mortes pela Covid. Nosso objetivo estratégico é de acolher e trabalhar as tendências do turismo pós-pandemia. Nosso estado tem tido todo o zelo necessário para receber turistas e oferecer as melhores experiências possíveis, sejam elas nas nossas montanhas, nas nossas cachoeiras ou na nossa sempre surpreendente cozinha mineira.

Venham conhecer Minas Gerais, cada cantinho desse estado é forjado na história de uma gente que sabe, como ninguém, receber seus turistas. Minas são muitas e todas elas aguardam por vocês.

Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Tags: Dia do TurismoLeônidas Oliveira
ShareTweetSharePin
Previous Post

Especial: a palavra de quem faz o turismo no Brasil

Next Post

Especial Dia do Turismo: T3 entrevista Gilson Machado Neto

Next Post
Ministro do Turismo

Especial Dia do Turismo: T3 entrevista Gilson Machado Neto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

revistatravel3

@RevistaTravel3
Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
Link na bio

Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
Já salva essa dica porque é boa! O Residence Inn Já salva essa dica porque é boa!
O Residence Inn by Marriott @residenceinnplayadelcarmen foi mais um hotel que visitei na Riviera Maya e que indico para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto.

Com unidades em Cancún, Playa del Carmen e Mérida, a marca oferece suítes amplas, com cozinha moderna e totalmente equipada, perfeitas para quem gosta de preparar suas próprias refeições.
No lobby, um mini market garante conveniência para emergências de última hora.

Além disso, o hotel conta com academia bem equipada e um rooftop agradável, com bar e piscina, ideal para relaxar depois de um dia intenso de passeios ou trabalho.

É a opção perfeita para famílias, viajantes de negócios ou quem planeja uma temporada mais longa no México, com a liberdade de um apartamento e o cuidado e segurança da hospitalidade Marriott.
•
#rcdhotels #travel3 #residenceinnmarriott #playadelcarmen #cancun #merida #famfest #famfestlatam @rougecomunicacao @famfestlatam
Siga no Instagram
[Valid RSS]
  • Fale Conosco

© 2022 Travel3

No Result
View All Result
  • DESTINOS
    • África
    • América Central e Caribe
    • América do Norte
    • América do Sul
    • Ásia
    • Brasil
    • Europa
    • Oceania
  • IR E VIR
    • Ar
    • Mar
    • Terra
  • HOSPEDAGEM
    • Internacional
    • Nacional
  • GASTRONOMIA
  • DICAS
  • ACONTECE NO TURISMO
    • Eventos e Feiras
    • Negócios
    • Operadoras
  • TRAVEL3
    • TvTravel3
    • Radio Travel3
    • Facebook Travel3
    • Instagram Travel3
  • GUIAS
    • Barcelona
    • San Miguel de Allende

© 2022 Travel3

Este website utiliza cookies. Para continuar navegando você precisa concordar com nossas políticas de privacidade.