Empresa é fruto das ideias de 4 feras no assunto = Ronaldo Albertino + Jeferson Munhoz + Karin Freitas + Luiz Carlos Rosano
HotelCare é o nome da mais nova administradora de hotéis, que nasceu a partir da experiência de 4 feras no assunto = Ronaldo Albertino + Jeferson Munhoz + Karin Freitas + Luiz Carlos Rosano.
A HotelCare nasce com a vocação estampada em seu slogan: Hospitalidade com entusiasmo.
Ronaldo Albertino – Sócio Diretor da HotelCare
A missão da HotelCare é oferecer, mais do que um serviço cuidadoso, o acolhimento real ao hóspede, missão que diferencia os verdadeiros hoteleiros de meros administradores.
Um outro conceito ainda inovador dentro da Indústria do Turismo no Brasil é o compromisso com a comunidade local. A ideia é apoiar as escolas públicas que estão nas vizinhanças dos empreendimentos administrados pela HotelCare. Este apoio pode vir de várias maneiras, seja na manutenção das instalações da própria escola ou via recursos humanos, dando preferência na contratação dos pais dos alunos, por exemplo.
Se cuidarmos do entorno social dos bairros e cidades que operamos, através da educação, poderemos melhorar a qualidade de vida de todos, dos funcionários aos investidores que apoiam as ações do intitulado Programa de Rentabilidade Social.
Ronaldo Albertino
A HotelCare já tem a primeira operação garantida. Será em Palmas, no estado do Tocantins. O Ibis Red Palmas passa a funcionar em junho, já com o Programa de Rentabilidade Social.
A Reportagem Travel3 conversou com Ronaldo Albertino, sócio e diretor de desenvolvimento da HotelCare, para saber mais sobre a empresa e sua filosofia.
Travel3 = Ronaldo, qual o conceito da HotelCare?
Ronaldo Albertino = A HotelCare pode operar qualquer tipo de equipamento em hospitalidade, ou seja, hotéis, apart-hotéis, residencial com serviços e resorts, entre outros, desde que esses empreendimentos não tenham bandeira internacional ou nacional. Se a propriedade tiver ou quiser uma marca, operamos exclusivamente marcas da Accor Hotels. Se um hotel independente, operado por nós, resolve colocar uma outra marca internacional, somos obrigados moralmente a declinar de seguir na gestão da propriedade.
Optamos por operar, exclusivamente e orgulhosamente, produtos com as marcas da Accor por ser a empresa mais antenada com a inovação de produto e grande variedade de excelentes marcas.
No caso das redes independentes elas manteriam sua marca ou, se assim optarem, podem ostentar alguma bandeira Accor?
As redes independentes podem manter a própria marca ou, se desejarem, podemos avaliar se o produto tem condições físicas para uma conversão às marcas da Accor. Mas vale lembrar que podemos operar – e já temos em negociação – produtos com marca do próprio hotel. De fato, para ampliar o entendimento, somos operadores de hospitalidade e quando (e se) o hotel/equipamento de hospitalidade tiver marca, terá que ser as marcas da Accor.
Antes de decidirem criar a HotelCare, vocês 4 já haviam trabalhado juntos?
Jeferson, Karin e eu trabalhamos juntos antes.
A ideia de criar a HotelCare nasceu de uma necessidade comum?
Todos estávamos, de uma certa forma, descontentes e achávamos que haveria espaço para uma empresa com o perfil da HotelCare. Mas o que impulsionou a concretização da empresa, além da sinergia entre nós, foi a grande oportunidade que o mercado oferece com a estabilização das aberturas. A velocidade de novas propriedades no mercado diminuiu e ao escolhermos a Accor, com suas mais de 38 bandeiras ao redor do mundo e pipeline forte de crescimento, vimos a grande oportunidade de crescer junto com as marcas já consolidadas no Brasil.
Em países de primeiro mundo, com mercados maduros, a prática é haver marca franqueada para uma propriedade e ter um operador profissional para gerir em nome dos proprietários. São as chamadas management companies, nicho no qual a HotelCare atua.
Como a HotelCare responde à Accor?
Somos os representantes dos proprietários perante a Accor. A franquia é da propriedade em si, mas a gestão pode ser da HotelCare em todos os aspectos inerentes da gestão = administrativo/financeiro + vendas + marketing + distribuição + operações + RH + manutenção + etc.
Estamos alinhados com o padrão que as marcas da Accor impõe no dia a dia, portanto somos garantidores que tudo saia como planejado e esperado pela detentora da marca e, ao mesmo tempo, “traduzimos” para os investidores as práticas técnicas que desenvolvemos juntos à Accor.