
Evento virtual reúne mais de 160 atrações, e acontece entre 19 e 21 de junho
Entre os dia 19 e 21 de junho, o Projeto Fartura – Comidas do Brasil realiza a edição virtual do festival Fartura – Belo Horizonte. Na recém-nomeada Cidade Criativa pela Gastronomia, a programação irá reunir mais de 160 atrações, com cultura + gastronomia + empreendedorismo.
Ao longo do evento, será possível conferir desde cursos sobre temas como cozinha ou negócios até apresentações artísticas. Além disso, os belo-horizontinos poderão pedir delivery de pratos preparados por chefs premiados, de acordo com protocolos de higiene internacionais.
O principal objetivo do Fartura nesta edição é dar continuidade ao projeto gastronômico mineiro, ajudando na recuperação econômica do estado e da cidade e, ao mesmo tempo, estimular a autoestima dos mineiros.
Rodrigo Ferraz – Diretor do Projeto Fartura
A iniciativa tem apoio de entidades como Abrasel + CDL-BH + ABAV-MG + ACM-Minas; além do Governo do Estado de Minas Gerais, da Prefeitura de Belo Horizonte e de Federações de Comércio.
É um movimento verdadeiro, pois vamos levar para a casa das pessoas, de forma online, as nossas essências: a gastronomia, que nos mantém vivos e a cultura, que é nossa história.
Rodrigo Ferraz
Gastronomia
Chef em Casa = Receitas + Delivery
Mais de 35 restaurantes mineiros participarão da ação Chef em Casa, que irá disponibilizar vídeos em que os chefs preparam lanches, pratos e sobremesas que estarão disponíveis para delivery. Para cada venda, serão doados cobertores e refeições para os moradores de rua da cidade.
As receitas são preparadas por chefs como Caetano Sobrinho (Caê) + Caio Soter (Alma Chef) + Flávio Trombino (Xapuri) + Jana Barrozo (Cabernet Butiquim); e os detalhes de cada prato poderão ser conferidos em um e-book com todas as receitas.
Lives conduzidas por chefs renomados
O festival Fartura – Belo Horizonte também terá a participação de chefs renomados como Neide Rigo + André Mifano + Neli Pereira + Helena Rizzo + Lucas Corazza + Natalie Passos. Os profissionais irão ministrar aulas ao vivo em streaming, e compartilhar um pouco de conhecimento com o público.
Dicas dos Chefs
Mais chefs de Belo Horizonte estrelam uma série de vídeos voltados a quem procura se aperfeiçoar na cozinha. São 40 vídeos de 1 minuto cada, que compilam dicas de um extenso time de especialistas.
Participam da iniciativa nomes como Ilmar de Jesus (Casa Cheia) + Naiara Faria (La Palma) + André de Melo (Bravo Catering) + Igor Anaxágoras (Café com Letras) + Mariana Gontijo (Roça Grande; O Tacho).
Mercearia Fartura
Criada com o apoio do Sebrae, a Mercearia Fartura garantirá aos pequenos produtores de Minas Gerais um espaço de venda; mesmo em tempos de isolamento.
Em um e-commerce, mais de 30 produtores de todo o estado poderão comercializar os mais diversos produtos tradicionais = mel + cachaças + queijos + cafés + vinhos; entre outros.
Cursos de capacitação
No festival Fartura – Belo Horizonte, serão disponibilizados cursos gratuitos voltados tanto para os profissionais do setor quanto para o público geral.
Nas aulas – elaboradas pelo Senac conforme a regulamentação da Anvisa – serão apresentados temas como segurança alimentar e boas práticas para manipuladores de alimentos.
E para quem quer conhecer melhor a gastronomia, o Projeto Fartura disponibiliza conteúdos que mostram o caminho dos ingredientes até a mesa; com passagem por até 25 estados.
Livros + Filmes
A Plataforma Fartura é responsável pela criação de filmes premiados que serão exibidos gratuitamente. O longa O Mestre da Farinha, por exemplo, é vencedor das categorias internacionais Best South American Film e People’s Choice Awards, e poderá ser conferido pelo público.
Além dos filmes, os 5 livros da coleção Expedição Brasil Gastronômico serão disponibilizados para venda online. A série, que já foi premiada com prêmios como o Jabuti, percorre todos os estados brasileiros.
Para crianças
Música + histórias + dicas de chefs são algumas das atrações do evento voltadas especialmente para as crianças. Outros destaques são os e-books de receitas para colorir, desenhados por Ana Strumpf e pela mineira Lu Simão.
Cultura
Música + teatro
Ao longo dos 3 dias do festival Fartura – Belo Horizonte, mais de 15 artistas mineiros se apresentarão em lives especiais; sob a curadoria de Rafael Vogt Maia Rosa e Pedro Martins Tarchi Crivellari.
Ao mesmo tempo, artes cênicas e contação de histórias trazem ainda mais cultura ao festival online, com Alessandra Vicentin + Grupo Trampulim + Fusion Cia de Danças Urbanas.
Fotografia + vídeo
João Wainer, vencedor de prêmios como o Esso de Jornalismo e Bolsa Fnac, preparou um vídeo que será exibido em 1ª mão no festival. O fotógrafo e cineasta captou imagens de drone exclusivas, que retratam o impacto do coronavírus em Inhotim e no Complexo da Lagoa da Pampulha.
Serão exibidos, ainda, bastidores + registros do videomaker mineiro Thiago Santos, diretor da Amarante Filmes.
Arte urbana + Artes manuais
O multi-artista Felipe Morozini ganhou notoriedade em São Paulo por suas obras urbanas; e reflete sobre o atual momento com projeções de frases em Belo Horizonte.
E para quem gosta de design, a criação de utensílios de cozinha é o tema de uma aula exclusiva. Elaborado por Paulo Biacchi e Edu Mendes – 2 ícones quando o assunto é decoração -, o tutorial dá o passo a passo para a criação dos objetos em casa.
Empreendedorismo
O festival Fartura – Belo Horizonte também preparou lives e cursos especiais sobre economia criativa. Os temas das transmissões são = Meu negócio para chamar de seu + O futuro do agronegócio.
Já o curso Empreendedorismo gastronômico oferece 3 módulos de capacitação; e 2 painéis do NovoAgro Ventures abordam soluções tecnológicas para o agronegócio.