Nova gestão impulsionará a promoção de destinos europeus no Brasil
A European Travel Commission (ETC) nomeou Caroline Putnoki, Diretora para o Brasil-América do Sul da Atout France, como Presidente do Capítulo Brasil da organização. Miguel Nieto-Sandoval, Conselheiro de Turismo da Espanha no Brasil, assume a vice-presidência.
Caroline Putnoki lidera a Atout France na América do Sul desde 2017, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo. Desenvolveu iniciativas como o programa de marketing de influência França on the Road e o evento France Excellence, focado no segmento de luxo.
Antes de atuar em São Paulo, dirigiu a Atout France no Canadá e ocupou cargos executivos em marketing e comunicação no Brasil, incluindo o setor de cruzeiros fluviais na Amazônia. Substitui Petr Lutter, Diretor para a América Latina da República Tcheca, que esteve à frente das operações da Comissão Europeia de Turismo no Brasil nos últimos quatro anos.
Estou muito feliz por ter sido nomeada Presidente do Capítulo Brasil da European Travel Commission e animada com a oportunidade de liderar o lançamento no Brasil da nova campanha de comunicação da ETC “Unlock an Unexpected Upgrade”, que incentiva comportamentos de viagem responsáveis. É uma grande honra trabalhar com a equipe da ETC em Bruxelas e com os países membros aqui no Brasil, incentivando o setor e os consumidores a conhecerem a diversidade que a Europa tem a oferecer.
Caroline Putnoki

Miguel Nieto-Sandoval, nomeado como o vice-presidente, comanda o Escritório de Turismo da Espanha em São Paulo desde setembro de 2023. Anteriormente, atuou como Diretor nos escritórios da Turespaña em Abu Dabi, Mumbai, Cidade do México e Singapura, além da sede em Madri.
A nova gestão fortalecerá as iniciativas da ETC no Brasil, promovendo destinos europeus por meio de marketing cooperativo, inteligência de mercado, compartilhamento de melhores práticas e estreitamento das relações entre os setores de turismo brasileiro e europeu. As atividades incluem seminários e workshops para o trade, campanhas promocionais para consumidores e o Prêmio Europa de Comunicação, que completará 35 edições em 2025.
Miguel Nieto-Sandoval reforçou o compromisso com o mercado brasileiro, afirmando que “A European Travel Commission tem a missão de apoiar operadoras de turismo e viajantes na exploração do continente europeu. Trabalharei para fortalecer essa conexão, garantindo que o turismo europeu continue sendo uma opção atrativa para os brasileiros.”
O Brasil ocupa a sexta posição entre os mercados estrangeiros para destinos europeus. Em 2023, mais de 3,8 milhões de brasileiros viajaram para a Europa, representando 39,7% do total de viagens internacionais do país. Projeções indicam um crescimento médio anual de 8,7% nas chegadas de turistas brasileiros à Europa até 2028, impulsionado pela maior conectividade aérea e pelos laços históricos e culturais.
Para mais informações, acesse o site da European Travel Commission (ETC).