Embratur e Sebrae apresentam estratégia para promover destinos brasileiros no exterior até 2028
O novo Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil será apresentado no dia 19 de maio, durante a abertura do Visit Brasil Summit, no Rio de Janeiro. Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o projeto estabelece diretrizes para a promoção dos destinos brasileiros no mercado global entre 2025 e 2028. A iniciativa sucede o Plano Aquarela, lançado há cerca de 20 anos.
A estratégia busca reposicionar a imagem do Brasil como destino turístico e ampliar sua presença internacional. Com foco na diversidade cultural, ambiental e histórica do país, o plano pretende adaptar o turismo brasileiro às exigências do século XXI. “Queremos posicionar o Brasil com inovação, criatividade e ainda mais brasilidade”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Para o Sebrae, que atua no fortalecimento de pequenos negócios no setor, a iniciativa também reforça a importância econômica do turismo e do empreendedorismo. Segundo o presidente da instituição, Décio Lima, mais de 95% das empresas do setor são micro ou pequenas. “O plano amplia nossa visibilidade e valoriza quem gera oportunidade e inclusão”, disse.
Participação ampla e colaborativa
O plano tem como metas aumentar o fluxo e a receita do turismo internacional no país, promover uma distribuição territorial equilibrada de visitantes e fortalecer a competitividade do setor. A construção do projeto envolveu representantes do trade turístico nacional e internacional, secretarias estaduais de turismo, Sebraes estaduais, além do apoio da FGV e da consultoria Dream Factory.
Uma consulta pública em três idiomas obteve 2.458 respostas. Também foram ouvidos gestores, empresários, trabalhadores do setor e pesquisadores. O plano passou por validações no Encontro de Gestores de Turismo do Sebrae, na Câmara Técnica de Promoção e na 64ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Turismo.
Visit Brasil Summit
O evento que marca o lançamento desse novo plano de marketing turístico internacional tem como tema “Futuro do Turismo, Turismo do Futuro”. Idealizado pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Visit Brasil Summit reunirá autoridades, especialistas e representantes do setor no Museu do Amanhã. O encontro propõe debates e cocriação de estratégias para posicionar o Brasil como destino competitivo para diferentes perfis de turistas internacionais.