Associação destaca o papel do turismo de luxo na conservação ambiental e no desenvolvimento sustentável do Brasil
A BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) celebra a realização da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A associação destaca o evento como uma oportunidade de reforçar a importância do turismo sustentável na preservação ambiental e no desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Desde sua fundação, em 2008, a BLTA tem a sustentabilidade como um de seus pilares. Segundo a CEO da associação, Camilla Barretto, o turismo de luxo desempenha um papel estratégico nesse processo. “Nossos hotéis e DMCs compartilham o compromisso de gerar impacto positivo por meio da valorização da cultura local, da capacitação de profissionais e da conservação da natureza. A sustentabilidade é uma responsabilidade inadiável: é preciso regenerar, transformar e deixar um legado”, afirma.
O vice-presidente de Relações Institucionais da BLTA, Guilherme Padilha, reforça a importância de políticas públicas e estratégias de manejo que evitem o overtourism em áreas naturais. “É necessário investir na qualidade das operações para gerar mais receita com menos impacto ambiental. Quando o turismo é mal planejado, ele se torna um agente de degradação, e não de preservação”, alerta.
Para o presidente do Conselho da BLTA, Roberto Klabin, sediar a COP 30 na Amazônia brasileira é motivo de orgulho e oportunidade para o país assumir protagonismo global. “O Brasil pode liderar a agenda ambiental mundial. Temos a maior biodiversidade do planeta e um povo acolhedor. Queremos mostrar ao mundo nossa capacidade de promover inclusão, regeneração e conservação”, destaca.
O conselheiro e ex-presidente da BLTA, Martin Frankenberg, lembra que o turismo é uma das ferramentas mais eficazes para valorizar e proteger a floresta. “Acabar com o desmatamento ilegal na Amazônia exige soluções econômicas viáveis. O turismo sustentável pode gerar empregos e renda nas regiões mais afastadas, mantendo a floresta em pé”, conclui.
Com 72 associados — entre hotéis, resorts, pousadas e operadoras —, a BLTA atua nacional e internacionalmente na promoção do Brasil como destino de turismo de luxo autêntico, sofisticado e sustentável.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)