O mercado de turismo se vê em franca transformação; destacam-se os profissionais que têm coragem de enfrentar + participar das mudanças
Hugo Lagares é um desses profissionais que, longe de ser arredio às mudanças, adora embarcar em uma. Não por acaso Lagares é hoje um dos executivos mais jovens do trade. Para completar, exibe uma invejável bagagem de experiências.
Seu mais novo desafio é gerenciar a filial mineira da Visual Turismo.

Para saber como foi a mudança profissional e em que ritmo estão as transformações da própria operadora, a Reportagem TRAVEL3 foi até o escritório da Visual, em Belo Horizonte. Encontrou um Hugo Lagares tranquilo e já completamente inserido no ambiente da empresa.
Depois de conversar com a equipe comercial e de tomarmos um cafezinho, teve início o nosso bate-papo.
Hugo, qual o raio-x que você faz da Visual MG, hoje?
Hugo Lagares = O ano começou de uma maneira muito boa para a Visual MG. As vendas estão em franco crescimento. O forte são os produtos nacionais. Porém me surpreendeu o potencial imenso da Visual para os produtos internacionais. É um potencial a ser explorado pois trabalhamos com os melhores fornecedores do mundo. Estamos com vários produtos nas prateleiras. Lançamos o nosso fretamento de Porto Seguro que retoma as operações em 1º de julho e segue até junho de 2019. Além disso já temos vários fretamentos confirmados para o 2º semestre, para várias capitais do Nordeste.

E como foi a experiência dos seus primeiros 30 dias de Visual Turismo?
Os primeiros 30 dias de Visual foram muito bons, muito desafiadores e com muito, muito trabalho. A receptividade da equipe Visual MG me agradou bastante. Vi que temos realmente uma equipe maravilhosa em Belo Horizonte, com uma estrutura muito boa. O melhor é que as agências estão nos recebendo muito bem. Esta é uma constatação muito positiva e muito animadora.
Você pretende inserir seu estilo de gestão e de estratégia também aqui, como gerente da Visual MG?
Sim. Eu penso que os primeiros meses serão importantes para analisar a performance diária, da equipe e dos processos. Já nos primeiros dias foi possível identificar alguns pontos os quais julguei necessário fazer certos ajustes. O objetivo é aumentarmos nossa produtividade e todo começo é assim, de muito reconhecimento e muito trabalho. É preciso analisar cada detalhe com atenção para, aos poucos identificarmos as estratégias corretas.Por exemplo, a venda do internacional é pouca comparada a qualidade do produto. É preciso divulgarmos estas qualidades para os agentes de viagem. É o momento de ficar bem próximo à equipe comercial e ver cada etapa do processo. Aos poucos os vendedores terão mais economia. É um trabalho longo que precisa ser concluído no menor tempo possível. Temos uma meta grande para cumprir e, por tudo o que vi até agora, estou certo de que este será um ano muito bom para a Visual.

Quais são os pontos fortes que você já identificou?
A solidez da empresa é o 1º de vários, mas é muito importante. A Visual tem mais de 30 anos de mercado. É muito respeitada por todo o trade, em todo o Brasil, especialmente aqui, em Minas Gerais. Isso é muito bom. Outro ponto importante é sua equipe, fantástica. É sem dúvida uma das melhores do mercado. A quantidade de produtos, principalmente os nacionais; os bloqueios e fretamentos, são um grande diferencial. Nenhuma outra operadora tem um portfolio tão diversificado e com tanta qualidade como o da Visual. Isso facilita muito as negociações com os agentes de viagem pois é fácil para ele oferecer os produtos Visual aos seus passageiros.
E quais pontos você acredita que podem ser melhorados?
Eu vi que alguns processos do departamento internacional precisam ser melhorados. Precisamos divulgar mais o produto internacional da Visual fazendo eventos, workshops, treinamentos e no dia a dia da atuação do comercial. Precisamos confiar mais no potencial da Visual para venda de produtos internacionais. Nós trabalhamos com os melhores fornecedores do mundo e temos uma operação muito eficaz. Precisamos mostrar aos agentes de viagem que a Visual também é internacional.
Hoje, quando se fala em Visual Turismo, imediatamente pensamos no legado construído por Afonso Gomes Louro – o seu Afonso – respeitado por todos os agentes de viagem. Também se pensa na aquisição da empresa pela CVC Corp. Como você enxerga esta aquisição?
Penso que foi uma aquisição muito benéfica para a Visual. A CVC Corp é hoje o maior grupo de turismo da América Latina. A intenção, com a compra, é agregar valor a Visual. O que se quer é manter o DNA da Visual. E foi esta continuidade, o padrão de qualidade Visual o que o seu Afonso mais ressaltou durante o processo de venda da operadora. O DNA continua! A partir de agora a Visual terá mais produtos, acesso a mais fornecedores, mais bloqueios aéreos e um melhor sistema. Teremos também uma melhor gestão dos processos. Tudo ficará melhor e o resultado será mais força de venda. Ofereceremos ainda melhores condições aos agentes de viagem.
E você já pode antecipar alguma novidade para os próximos meses?
A primeira novidade é o retorno do Workshop do Dia do Agente de Viagens. Este foi durante muitos anos um evento tradicional da Visual MG e retorna com força total. Será realizado no dia 21 de abril, no Hotel Fazenda Canto da Siriema. Este ano daremos um foco maior nos produtos internacionais e, consequentemente, teremos a presença de mais fornecedores internacionais.
Outra novidade é que em até 2 meses a Visual lance um novo portal. Será uma ferramenta totalmente diferenciada e oferecerá muitas funcionalidades aos agentes. O novo portal da Visual dará mais destaque aos produtos internacionais e terá um campo especial para cruzeiros marítimos. O agente de viagem poderá fazer reservas de cruzeiros marítimos, assim como pagamentos, tudo online.

Você tem um recado para os agentes de viagem?
Os agentes e as agências de viagem podem contar ainda mais com a Visual. E eles verão isso na prática. Vamos fazer várias ações junto aos agentes, nosso principal parceiro. Os profissionais do setor podem esperar uma parceria ainda mais estreita.





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)
Seja muito bem vindo Hugo Lagares com sua magnífica visão e experiência para somar conosco!! Sou Agente de Viagens a 6 anos bebê ainda mais desde o começo de minha trajetória a Visual sempre foi a minha parceira, me ajudando e facilitando toda a minha vida, AMO vender Visual, Amo poder contar sempre com a Visual, e espero com mais este ilustre profissional junto com os demais profissionais que Amo como Bruno Souza, Junia Reis e agora Ricardo Andrade, a Visual vai voar bem mais alto!! Conte sempre conosco do trade Agentes de Viagens!! Conte sempre com a BRATUR TURISMO!!