Viracopos lidera embarques e desembarques; Confins e Recife estão entre os principais aeroportos
A Azul, companhia aérea com o maior número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, registrou o transporte de 48,3 mil animais de estimação na cabine entre janeiro e agosto de 2025. O dado reforça o crescimento do segmento pet friendly na aviação e celebra o Dia Mundial dos Animais, comemorado em 4 de outubro.
O levantamento aponta que o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), principal hub da companhia, lidera o ranking nacional de embarques e desembarques de pets. Na sequência aparecem Confins (Belo Horizonte), Recife, Belém e Guarulhos entre os aeroportos com maior volume de embarques. Já nos destinos de chegada, o top 5 é composto por Viracopos, Recife, Confins, Belém e Porto Alegre.
“Temos um compromisso de levar nossos clientes com segurança e conforto — e isso se estende aos seus pets. Buscamos constantemente aprimorar essa experiência, com acolhimento e conveniência em cada etapa da viagem”, explica Henrique Barone, gerente sênior de Produto e Canais Digitais da Azul.
A Azul permite o embarque de cães e gatos com até 10 kg, incluindo a caixa de transporte, mediante reserva antecipada e pagamento de tarifa adicional. O serviço é oferecido em voos nacionais e internacionais, com até três pets por voo doméstico e cinco em voos internacionais, sendo um deles na cabine business.
A companhia destaca que o transporte é realizado exclusivamente na cabine, seguindo diretrizes nacionais e internacionais para garantir bem-estar animal e segurança operacional. O tutor deve apresentar a documentação exigida e consultar o veterinário sobre as condições específicas de viagem.
Top 10 aeroportos que mais embarcaram pets em 2025 pela Azul
- Viracopos (SP)
- Confins (MG)
- Recife (PE)
- Belém (PA)
- Guarulhos (SP)
- Congonhas (SP)
- Porto Alegre (RS)
- Manaus (AM)
- Curitiba (PR)
- Cuiabá (MT)
Top 10 aeroportos que mais desembarcaram pets em 2025 pela Azul
- Viracopos (SP)
- Recife (PE)
- Confins (MG)
- Belém (PA)
- Porto Alegre (RS)
- Manaus (AM)
- Guarulhos (SP)
- Congonhas (SP)
- Galeão (RJ)
- Curitiba (PR)