Em entrevista exclusiva, Enrique Martin-Ambrosio, diretor geral Brasil da companhia, avalia a performance da empresa aérea e os negócios no país
A Air Europa continua investindo no Brasil. E tudo indica que este é apenas o início de uma grande parceria com o mercado de turismo + viajantes brasileiros.
A Reportagem TRAVEL3 conversou com o diretor geral da companhia, Enrique Martin-Ambrosio. O executivo falou com exclusividade sobre as estratégias e novidades globais da companhia aérea + a relação com o mercado brasileiro.
O Nordeste brasileiro com acesso direto à Europa
O Brasil é hoje um mercado muito importante para a Air Europa, e tem respondido como tal. A Air Europa tem, desde dezembro de 2017 mais voos saindo de Salvador (BA). Há 15 anos nós aterrissamos na Bahia e continuamos a investir na região Nordeste. Agora a Air Europa tem rotas para Recife, com 2 frequências semanais até Madri. A partir da capital da Espanha, que é o hub da Air Europa, oferecemos conectividade para toda a Europa Ocidental = Lisboa + Porto + Roma + Londres + Paris + Amsterdã, entre outras importantes cidades.
Nossa ideia é seguir incrementando os voos de Salvador e Recife até termos um voo diário saindo do Nordeste.
Enrique Martin-Ambrosio – Diretor Geral Brasil & Expansão Latino-Americana da Air Europa
O Boeing 787 Dreamliner na rota São Paulo-Madri
A Air Europa também está atenta ao mercado da região Sudeste. Por isso mudamos o avião que voa de São Paulo para Madri. O voo diário agora é operado por um Boeing 787 – Dreamliner. O equipamento é atualmente o + moderno do mundo. E a Air Europa é a 1ª companhia europeia a programar este avião para pousar no aeroporto de Guarulhos.
O Dreamliner é eco eficiente, com ruídos muito baixos e 25% a menos de consumo de combustível. Seu ar-condicionado é + saudável, com 8% a + de umidade, o que significa um menor índice de jet-lag. O avião é também + leve e veloz. O trajeto entre São Paulo e Madri ficou 1 hora + rápido.
Investimento em novos equipamentos é a prioridade
Outro ponto que merece destaque é o investimento que estamos fazendo em novos equipamentos. Estamos mudando toda a nossa frota para os Dreamliners. E começar com a rota São Paulo-Madri é uma aposta que estamos fazendo no mercado brasileiro.
Interatividade com o cliente, através da cultura brasileira
Somos uma companhia pequena, se comparada com o universo da aviação comercial, mas nossa visibilidade tem sido muito grande no Brasil. Nossa estratégia é ficar bem próximo aos nossos clientes em potencial através da cultura brasileira.
Este ano foi uma honra para nós sermos os patrocinadores pelo 4º ano consecutivo do Carnaval de Salvador. Fomos também os patrocinadores do Carnaval de Recife e da Camisa Verde e Branco, uma escola de samba de São Paulo. Nas 3 capitais onde temos voos, convidamos nossos clientes e parceiros para celebrarmos, juntos, a cultura brasileira.
Também patrocinamos artistas importantes como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e a banda Olodum.
O 1º filme de Miguel Falabella, como diretor, também tem o patrocínio da Air Europa. Trata-se do filme Veneza, que é também um dos mais novos destinos operados pela companhia. O filme está sendo rodado na cidade italiana e também no Uruguai e terá a famosa atriz espanhola, Carmen Maura no elenco.
As frequências da Air Europa no Brasil
A Air Europa tem 12 frequências semanais = 7 para São Paulo + 3 para Salvador + 2 para Recife. Nossos voos têm saído lotados e estamos aguardando novos aviões para podermos aumentar as frequências, segundo a demanda.
Os destinos + voados pelos brasileiros
Ao chegar em Madri, hub da Air Europa, 70% dos brasileiros embarcam em outros voos e 30% ficam na capital espanhola. Entre os destinos mais procurados pelos brasileiros está Paris e Roma.
Stop Over ilimitado em Madri
Para estes 70% de brasileiros que vão para outros destinos europeus, a Air Europa oferece um stop over sem qualquer custo e pelo tempo que o viajante quiser, em Madri. É um valor agregado inestimável.
As novas rotas da companhia
Este ano lançamos as rotas Madri-Veneza + Madri-Dusseldorf + Madri-Marrakech. Além dessas, também dobramos nossa capacidade para Telavive, Roma e Milão.
A importância do trade turístico na consolidação da Air Europa no Brasil
Aproveito a oportunidade para agradecer a parceria dos agentes de viagem, operadores e consolidadores brasileiros. Cerca de 90% das nossas vendas são feitas por eles. Nosso compromisso é continuar a oferecer aos profissionais da área é o melhor produto, equipamentos modernos, segurança e bons preços. Através das agências de viagem os bilhetes da Air Europa podem ser parcelados em até 12x.
O prazer de morar em Salvador
A Bahia tem uma cultura que lembra muito a espanhola, pois é uma rica cultura miscigenada. Durante o tempo que estou em Salvador, tive a honra de me sentir como um baiano e até ganhei o título de cidadão baiano, o que é um reconhecimento que me emociona. Ano passado, fui condecorado pelo Rei da Espanha, com a Ordem do Mérito Civil, o que foi outra honra que conquistei através deste trabalho. Estou muito feliz de morar no Brasil e ver a Air Europa crescendo no país.