Foi menos intenso do que se esperava, mas o Harvey que passou de furacão 4 a tempestade tropical, provocou o cancelamento de quase três mil voos na malha aérea americana nestes tres dias.
Mais de mil voos foram cancelados na sexta e no sábado, muitos deles como medidas preventivas e os viajantes sendo avisados para não esperar que as operações voltem ao normal até terça-feira
Outros 1.115 vôos já foram cancelados para este domingo, assim como outros 360 para segunda-feira. No total, mais de 2.700 vôos foram cancelados em razão do Harvey, considerado como a pior tempestade que atingiu o solo americano desde 2004, quando o Charley passou pela Flórida.
No aeroporto internacional George Bush, de Houston, um dos principais hubs da United Airlines, cerca de 66% dos vôos foram cancelados neste sábado, e as projeções para o domingo estimam 70% de cancelamentos. A United interrompeu todos os vôos regionais da United Express, bem como muitos de seus vôos domésticos. Foram realizadas apenas operações prioritárias para os vôos que se conectam a conexões internacionais. Houston é um dos principais centros de vôos para o México e a América Latina.
No final da tarde de domingo o aeroporto cancelou todas as suas operações
No aeroporto William Hobby, centro de distribuição para o Sudoeste americano, cerca de 40% dos vôos foram cancelados. Em Corpus Christi, que está localizado muito perto de onde o furacão atingiu pela primeira vez, todos os vôos foram cancelados. O aeroporto está denunciando danos mínimos, o que alivia em parte a preocupação porque é a região com grande numero de refinarias.
EM TERRA FIRME
'Existem inundações em todas as partes', afirmou o prefeito de Houston, Sylvester Trevor, em um primeiro balanço sobre os danos da tempestade que provocou mais de 2 mil chamadas de ajuda no período sábado e domingo, com chuvas ainda intensas em toda a região sul do Texas.
O centro nacional de furacões dos EUA, em seu monitoramento sobre o Harvey, indicou que o estado de emergência deve prevalecer até a noite de hoje em pelo menos dez condados sujeitos a inundações de grande porte.
Cerca de 2,2 milhões de pessoas vivem em Houston, que é a quarta maior cidade dos Estados Unidos. No ano passado, a cidade recebeu um recorde de 20 milhões de visitantes. De acordo com o Greater Houston Convention & Visitors Bureau, os dois aeroportos que atendem a cidade tiveram uma circulação de 55 milhões de passageiros em sua ultima contagem anual.