A cozinha latino-americana vai se encontrar na capital argentina. A cidade de Buenos Aires que neste ano é a Capital Cultural da Cultura Gastronomica, vai sediar a Feira Iberoamericana de Gastronomia – FIBEGA – entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento é apresentado como ponto de encontro para descobrir sabores e aromas de toda a América Latina, da Espanha e Portugal.
A feira ocupará 11 mil m2 do centro de exposições bastante conhecido (mesmo local onde se realiza a FIT), e terá uma parte de exposição e a outra a área de degustação com as novas tendências oferecidas pelas gastronomias de vários países, entre eles o Brasil, Peru, Guatemala e México, além da região autônoma da Galicia (Espanha).
Também estará presente entre os expositores a região espanhola do pais Basco (em castelhano, Comunidad Autónoma del País Vasco; em basco Euskal Autonomia Erkidegoa ou Euskadi) , com sua vasta trajetória dentro do setor – riquissima gastronomia -e que se destaca pela obtenção de 28 estrelas Michelin em seus restaurantes.de San Sebastian e Bilbao, as duas cidades mais importantes da região de 20 mil km entre a Espanha (80% do território) e França. Os bascos ali vivem há mais de 4 mil anos.
Os participantes prometem mostrar muito em sabores e especiarias. A Guatemala é um pais que está apostando no setor, e trará três dos seus mais reconhecidos chefs; o Peru terá a referência mundial de sua cozinha, consagrada a nível internacional; o México estará representado pelo estado de Guanajato, capital da edição da cultura gastronômica em 2016. E o Brasil, com receitas tradicionais e sua nova cozinha.
Entre as particulariedades da feira, haverá um túnel de Vinho, espaço de 400 m2 com ingresso independente e onde mais de 60 bodegas argentinas mostrarão a oferta de seus produtos e entre as atrações internacionais estará um máster class vinícola a cargo de Josep Roca (sommelier do Celler de Can Roca, 3 estrellas Michelin).