Movimento reforça a aviação brasileira e aproxima ainda mais Brasil e México
O grupo mexicano Aeropuerto de Cancún, subsidiária do Grupo Aeroportuario del Sureste (ASUR), anunciou ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a compra das operações da Motiva (ex-CCR) no Brasil. O acordo inclui 17 aeroportos em nove estados, entre eles Confins (MG) e São Luís (MA). A transação tem valor total de R$ 5 bilhões e envolve ativos em outros países da América Latina.
O ASUR administra nove aeroportos no México e outros sete na região. A entrada da empresa no Brasil amplia a presença de operadores estrangeiros no setor e reforça o dinamismo do mercado aeroportuário nacional.
Para o ministro Silvio Costa Filho, a operação reforça o cenário positivo para a aviação. “A chegada de um grupo mexicano amplia as relações comerciais entre os países e fortalece o turismo de negócios e de lazer. Trata-se da maior transação aeroportuária em curso no mundo. O investimento de R$ 5 bilhões demonstra confiança no crescimento da aviação brasileira”, afirmou.
O ministro destacou que a movimentação está alinhada à agenda de novas concessões no país. Segundo ele, os últimos dois anos e meio registraram o maior volume de investimentos em infraestrutura aeroportuária. “Incluímos quase 30 milhões de passageiros a mais na aviação nacional nesse período, influenciados pelo crescimento econômico e pelo turismo no Brasil”, disse.
Com a operação, Brasil e México ampliam o potencial de voos entre os dois países. Pela posição geográfica estratégica, ambos podem atuar como hubs de conexão para Estados Unidos e América do Sul.
A aquisição também valoriza os ativos brasileiros, cria novas oportunidades para outros aeroportos e aumenta a diversidade de operadores no país.
De janeiro a setembro deste ano, foram contabilizados 1.375 voos entre Brasil e México, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2024. O fluxo de passageiros chegou a 253 mil, crescimento de 15,4%.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)