Rede amplia presença no Peru e anuncia a nova propriedade para 2026
A Meliá Hotels International anuncia o início de sua operação em Cusco com o Hotel Cusco La Paccha Affiliated by Meliá, previsto para abrir em 1º de janeiro de 2026. Com a chegada à capital histórica do Império Inca, a rede amplia sua atuação no Peru e reforça seu alcance na América Latina.
A companhia já marca presença no país com o Meliá Lima e o INNSiDE Lima Miraflores, além do futuro Casa de la Pila, integrante da marca Meliá Collection. Todos ficam na capital peruana e integram o plano de expansão da empresa no mercado local.
Localizado a 10 minutos da Plaza de Armas, o novo hotel — atualmente Xima Exclusive Cusco — está próximo à fonte ornamental La Paccha de Pumaq Chupan. O entorno inclui igrejas coloniais, museus, mercados tradicionais e acesso facilitado ao Museu Qoricancha e à estação de trem de San Pedro, ponto de partida para Machu Picchu.
O projeto adota referências da arquitetura tradicional de Cusco em uma abordagem contemporânea. O edifício se organiza em torno de um pátio central que permite entrada de luz natural e articulação entre os ambientes. As galerias conectam os quartos, enquanto a vegetação nativa estabelece relação direta com o território andino.
O hotel terá 167 quartos, restaurante, bar, spa e área para eventos. A estrutura busca integrar serviços essenciais à dinâmica turística da cidade.
Cusco recebe milhões de visitantes interessados em história e patrimônio cultural dos Andes. Para a Meliá, a nova unidade fortalece o posicionamento da marca no país e amplia sua presença no circuito turístico Lima–Cusco, rota estratégica que combina gastronomia, legado arqueológico e belas paisagens andinas.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)