Evento cultural apresentou oficialmente a próxima edição da folia, marcada por novos blocos e atrações
O Festival de Inverno de Diamantina consolidou-se como um dos principais eventos culturais de Minas Gerais. Em 2025, além da programação artística e musical, a cidade anunciou oficialmente o Carnaval de 2026, projetando o destino histórico para o calendário nacional da folia.
Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, Diamantina é referência em tradição, música e celebrações populares. Após realizar em 2025 um dos carnavais mais expressivos de sua história, reunindo milhares de foliões, a expectativa para 2026 é de um evento ainda mais amplo, com novos blocos e atrações que reforçam a identidade carnavalesca da cidade.
Seu Festival de Inverno é produzido pela PULSAR Brasil, com apoio do Governo de Minas Gerais e patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A programação conecta gerações, valoriza os costumes locais e reforça a vocação da cidade para grandes encontros culturais.
No último fim de semana de atividades, os palcos receberão Adriana Araújo e Malu Costa (21 de agosto); o grupo Fundo de Quintal e Tô Chegando (22 de agosto); além da Bartucada, do Bloco Sapo Seco e do Bloco Me Ampara Senão Eu Caio (23 de agosto), em uma prévia do Carnaval de 2026.
Além dos shows, o Festival de Inverno ofereceu experiências complementares para os visitantes, como passeios de balão, trilhas ecológicas e um roteiro enogastronômico que reúne sete vinícolas e cinco cervejarias artesanais.
Com o anúncio oficial do Carnaval 2026, Diamantina reafirma sua posição como destino cultural de destaque em Minas Gerais e prepara-se para uma nova edição da festa, reconhecida pela integração entre tradição e inovação.