Hoje, o furacão Irma marcou presença em Barbuda; St Maarten,; São Cristóvão e Nevis; e Anguilla. Ventos violentos, mais de 185 milhas por hora e altas ondas de tempestade, assim deverá continuar em seu caminho atual para as Ilhas Virgens Britânicas e o norte de Porto Rico .
Montserrat, St. Kitts, Saba, St. Eustatius, St. Martin , St. Barts, República Dominicana de Cabo Engano até a fronteira norte com o Haiti, Guadalupe, o o sudeste das Bahamas e as Ilhas Turcas & Caicos, também poderão ser alcançadas pelos efeitos do Irma.
O primeiro-ministro de Antigua e Barbuda, Gaston Browne, anunciou que as ilhas foram poupadas de grandes destruições, uma vez que não foram relatados problemas de maior gravidade.
A Organização de Turismo do Caribe publicou hoje uma declaração completa sobre o furacão Irma: "À medida que o furacão Irma atravessa o norte das Ilhas Leeward e do norte do Caribe, incluindo as Bahamas, Cuba e o Haiti como uma tempestade de categoria 5, a OTC expressa preocupação para os residentes e visitantes dos países que estão no caminho projetado para o furacão, orando para que o impacto seja reduzido.
"Nós estamos em contato com nossos membros e eles nos asseguram que estão tomando todas as providências necessárias para garantir que estejam em estado de prontidão. Levamos a sério esta tempestade. A segurança dos cidadãos do Caribe e nossos visitantes é a número um preocupação para as autoridades e equipes de emergência em toda a região ".
O Centro Nacional de Furacões está considerando o furacão Irma como "potencialmente catastrófico " e disse que a tempestade agora está em um provável curso de colisão com as Ilhas Turks & Caicos; o sudeste das Bahamas; e na Flórida, com a possível queda no território norte-americano neste fim de semana próximo.
A Copa Airlines anunciou a suspensão de suas operações em boa parte do Caribe, consequência do impacto do Irma e os voos de hoje e amanhã vão afetar o tráfego com San Juan de Porto Rico, Punta Cana e Santiago de Los Caballeros, na República Dominicana, Santo Domingo, Haiti, e Saint Maarten.
Para o final de semana existe de modo bem evidente a possibilidade de cancelamentos ou atrasos para outras áreas do Caribe, incluindo Bahamas, Cuba, Fort Lauderdale e Miami.
Outras duas companhias aéreas com tráfego intenso pelas ilhas, a Air Caribes e a Intercaribbean Airways também suspenderam a maioria de seus voos.
A empresa já abriu a possibilidade das viagens com os bilhetes emitidos entre 4 e 12 deste mes de serem alteradas sem nenhum custo.
Os possiveis danos do Irma são estimados com muita preocupação, entre danos materiais e para as pessoas. O primeiro balanço geral do Harvey, em seu roteiro da semana passada pelos estados do Sul, indicou que foram mais de 60 vitimas.