O setor de turismo da Colombia projeta uma arrecadação de mais de 370 milhões de pesos durante a visita do Papa Francisco que começa por Bogotá, passará por Villavicencio, Medellin e será completada em Cartagena. A estimativa é de mais de 1,4 milhões de fiéis, locais e turistas circulando pelas agendas diárias do Sumo Pontifice.
Um turista estrangeiro gastará em média 510 mil pesos diários. Mais de 20% da rede hoteleira de Bogotá estará por conta de pessoas do exterior.
As expectativas pela visita do Papa são enormes. Em Cartagena, onde será a despedida com a missa de Angelus, um dos mais importantes atos litúrgicos, a projeção mundial da cidade é o ponto mais destacado com base na presença jornalística de 1,5 mil profissionais de diferentes partes do mundo.
O Papa Francisco embarcou a bordo de um avião da Alitalia na manhã de hoje em Roma para a sua visita de cinco dias à Colombia onde dará impulso à reconciliação no pais. A celebração do acordo de paz entre o governo e as Farcs será um dos pontos destacados nos pronunciamentos do líder da Igreja Catolica.
Em sua viagem, ao sobrevoar a Venezuela, pedirá em oração especial para que se possa chegar à união e estabilidade colocando o Vaticano como disposto à ter o papel de mediador, como ocorreu na Colombia e antes nas relações entre Cuba e os Estados Unidos.
A caminho da Colombia, a aeronave que transporta a comitiva papal teve que alterar sua rota sobre o Caribe em razão da passagem do furacão Irma.
Bogotá recebe Sua Santidade no final desta tarde com as concentrações populares começando a partir do Monumento dos Reis Católicos, nas cercanias do aeroporto ao final da Avenida El Dorado.
Em edifícios no entorno desta rota, bandeiras do Vaticano e da Colombia trazem mensagens alusivas. "Bienvenido papa Francisco. Es un honor tenerte en Bogotá", A visita apostólica de 2017 é declarada a partir da chegada à base militar de Catam, com a recepção feita pelo presidente Juan Manuel Santos e família. Depois da saudação oficial, começa o deslocamento com o ‘papamóvel’ no percurso de 15 km até a Nunciatura, no bairro de Teusaquillo,