No total são 503 novas rotas para voos regionais, internacionais e de carga solicitados durante a segunda audiência publica da Anac Argentina onde foram sete as empresas concorrentes. As propostas indicam voos de 15 cidades em 11 províncias. A partir desta reunião serão analisadadas as ofertas apresentadas.
Para voos internacionais entraram pedidos da Buenos Aires International Airlines; Grupo Lasa; Just Flight S.A.; Servicios Aéreos Patagónicos S.A.; Polar Lineas Aéreas; Avian e Norwegian Air.
A Norwegian Air Argentina, subsidiária da terceira maior low cost europeia em passageiros transportados e que procura construir um modelo de negócios sustentável para o tráfego internacional rumo à América do Sul, veio com disposição completa e manifestou a intenção de operar 155 rotas que conectarão mais de 100 cidades argentinas.
A empresa quer operar 80 voos internacionais das 4 principais cidades e 41 deles não passarão por Buenos Aires, com a distribuição entre Córdoba, Mendoza e Rosário. Também almeja reduzir entre 30% a 50% os custos tarifários.
No plano apresentado, planeja investimentos de US$ 430 milhões entre os próximos cinco a oito anos, com frota de 70 aviões que começará com os 6 já confirmados.
Em seu portfólio, a Norwegian indica que serão criados 3,2 mil postos de trabalhos diretos e 51 mil indiretos.
As 11 provincias que estão na relação de pedidos para voos diretos ao exterior são Buenos Aires, Córdoba, Santa Fe, Mendoza, Salta, Tucumán, San Juan, Chaco, Jujuy e Neuquén
Entre os destinos domésticos que até o momento não contam com a conectividade aérea estão as localidades de como Presidencia Roque Sánez Peña, en Chaco; Marcos Juarez, en Córdoba; Tandil, La Plata; Necochea, Olavarría, Bolívar y Tres Arroyos na provincia de Buenos Aires; Villa Mercedes, San Luis; Perito Moreno e San Julián na província de Santa Cruz; Concordia em Etnre Ríos e Sunchales e Reconquista em Santa Fe. A su vez las once provincias que tendrán vuelos directos al exterior son Buenos Aires, Córdoba, Santa Fe, Mendoza, Salta, Tucumán, San Juan, Chaco, Jujuy y Neuquén.
Na primeira audiência solicitada no final de dezembro do ano passado foram concedidas entre os pedidos feitos, 135 novas rotas para cinco companhias: Andes, American Jet, Alas del Sur, Avian e Flybondi