Seis anos depois da ultima ligação direta entre Pernambuco e a Espanha – um dos principais tráfegos para a vinda de turistas espanhóis e europeus e que era feita pela rival Iberia – a Air Europa confirma para o mês de dezembro a inauguração do voo entre Madrid e Recife, com duas frequências semanais. A capital pernambucana, aos 462 anos, amplia assim a sua conexão com a Europa.
Será uma nova porta de entrada do turismo europeu no Nordeste brasileiro, agora com um aumento considerável por força do acordo entre a companhia do grupo Globalia e a Ryanair, principal operadora low cost da Europa.
Delegação pernambucana e diretores da Air Europa durante o encontro em Madrid, um terceiro voo semanal também já está na planilha (foto/divulgação)
O governador pernambucano Paulo Câmara esteve nesta semana em Madrid, na sede da Air Europa, para concluir junto à Javier Hidalgo as negociações que foram aceleradas a partir da recente visita da equipe do grupo Globalia ao Brasil e que teve como destaque as reuniões em Recife, a ida até Fernando de Noronha e as conversações que também indicaram o interesse do grupo Globalia na privatização do aeroporto de Guararapes.
Já são 13 anos de Air Europa no Nordeste do Pais, lembrando que a empresa iniciou em 2003 a ligação com Salvador. Com o novo voo serão 62 mil lugares por ano com a expectativa de mais de 200 voos e uma ocupação media de 90%. A operação será com um Airbus A32-200
Com Recife, seu novo ponto no Brasil, a Air Europa terá 20 destinos no continente sul-americano. Em 2018 já tem a projeção de mais um voo no qual fará a triangular Madrid, Rio de Janeiro e Puerto Iguazu, na Argentina.
A nova conexão com o Brasil faz parte da estratégia do grupo Globalia, dona matriz da Air Europa, Viajes Halcón e BeLive (Hotels), para aumentar sua presença na América do Sul, região considerada de grande futuro para os interesses da empresa espanhola. É também o primeiro resultado prático da viagem recentemente empreendida pelo alto comando da Globalia ao Brasil e vários outros paises latinos, Bolivia, México, Perú, Nicaragua, Equador e Costa Rica
Dizendo acreditar que a 'América Latina é nossa região de aposta para o presente e o futuro', Javier Hidalgo indicou durante a apresentação que a Bolivia possa vir a ser o próximo destino de voo da Air Europa e que os primeiros investimentos na hotelaria deverõ acontecer no México e Brasil.
(
.