A Ryanair segue atenta ao que vai ocorrer com a Air Berlin, manifestando seu interesse constante na companhia alemã. E ao mesmo tempo segue nos planos de expansão dentro do mercado germânico, tanto que terá mais três aeronaves com base no aeroporto de Frankfurt, somando dez aviões para o aumento de 34 rotas que agregarão voos desde a Alemanha para Barcelona, Gran Canarias, Mião, Marselha, Mykonos e Lisboa.
O anuncio foi confirmado pelo diretor de marketing da low cost irlandesa, David O’Bryan, que confirmou a melhoria da posição junto ao mercado alemão. A Ryanair é uma das principais candidatas ao ativo da Air Berlin que segue em estado de insolvência.
Aproveitou para criticar a ajuda estatal para a Air Berlin indicando que o governo alemão pretende construir um monopólio favorável à Lufthansa depois da ultima ajuda declarada à insolvente.
Para ter uma expansão mais acentuada em suas operações da Alemanha, o executivo informou que a Ryanair vai manter aberto o aeroporto de Tegel, em Berlim, dizendo que é ‘loucura a capital alemã ter menor capacidade de voos que Dublin’.
Pois a Air Berlin cancelou 120 voos em vários terminais alemães, entre os quais o Tegel, além de Dusseldorf, Hamburgo e Colonia. Alegação foi de ‘razões operacionais’, indicando que vários dos pilotos e comandantes estão enfermos.
A Air Berlin tem prazo até o dia 15 para a oferta de empresas interessadas e audiência para possível anuncio da oferta aceita no dia 21 deste mês.