Cumprindo o protocolo, a 22ª. Assembléia Geral da OMT que acontece em Chengdu, na China, confirmou a nomeação de Zurab Pololikashvili como Secretário Geral para 2018-2021, ele que venceu a eleição disputada em clima de muita cordialidade no ambiente da OMT e na qual também concorreu o brasileiro Márcio Favilla que vai se despedir do posto de secretário executivo em dezembro próximo.
Em seu primeiro pronunciamento após a confirmação no cargo, o novo secretário disse compartilhar sua visão para o futuro da organização, totalmente baseada na necessidade dos seus estados membros.
O atual embaixador da Geórgia na Espanha, e também em Marrocos, Argélia e Andorra, teve o seu nome aprovado para ocupar o cargo Secretário Geral da Organização Mundial do Turismo, para o período 2018-2021, dentro dos estatutos da OMT e seguindo a recomendação do 105º. Conselho Executivo.
Zurab Pololikashvili foi ministro do Desenvolvimento Econômico da Geórgia (2009-2010) e vice-ministro das Relações Exteriores da Geórgia (2005-2006).
Em entrevista sobre as prioridades para a OMT nos quatro próximos anos, considerou que as atuais incertezas políticas e econômicas em todo o mundo devem ser ultrapassadas e para tal, no turismo, a adesão e atração de novos paises para se juntarem à organização é essencial. “Para que eles se beneficiem dos serviços e atividades e da cooperação.’
Zurab garantiu que incentivará ativamente a liderança de agencias na governança de uma ampla série de projetos e capacitação em programas nacionais e regionais.Propõe também iniciar plataformas temáticas para a conscientização de uma cúpula mundial de lideranças em viagens e turismo também entre os chefes de estado e ministros uma reunião anual sobre segurança e viagens.
Pretende uma facilitação para melhorar a coordenação intersetorial efetiva dentro de um investimento global anual em turismo, e um fórum para promover oportunidades de investimento e compartilhar as melhores práticas internacionais de investimento
E também fezrecomendações específicas sobre a implementação de políticas de desenvolvimento sustentável a longo prazo, por acreditar que os Estados Membros precisam de maiores conhecimentos técnicos para apoiar o crescimento sustentável e competitivo do setor, através do desenvolvimento de diretrizes políticas na gestão de destino.
Fez questão de enfatizar que sob a liderança do atual secretário geral, Taleb Rifai, a OMT e a industria do turismo global alcançaram grande sucesso para ser um dos mais importantes setores sócio-economicos. ‘Taleb aumentou a visibilidade da organização e fez políticas mais responsáveis pela industria’.
O novo secretário considera que a OMT deve se concentrar em desafios a longo prazo, segurança e clima principalmente, para os próximos anos onde o mundo deverá estar viajando cada vez. Nas estimativas da OMT, serão 1,8 bilhões de chegadas internacionais até 2030.
Completou dizendo que a O OMT deve tomar medidas sérias para gerenciar plataformas temáticas, fortalecer seus conhecimentos e preparar orientações considerando os avanços tecnológicos atuais, novos modelos de negócios e o aumento do turismo digital.