O MTur está comemorando as gestões de conscientização, identificação e classificação dos municípios brasileiros. A nova atualização mostrou que, em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu com vigor. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.
Conferindo na distribuição por Macroregião, os numeros de municipios e regiões:
Centro-Oeste
36 e 225
Nordeste
84 e 758
Norte
34 e 259
Sudeste
121 e 1138
Sul
53 e 905
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro Marx Beltrão.
De acordo com o Plano ‘Brasil + Turismo’, a partir deste ano o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto pelo Ministério e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.
O novo mapa,mostra que 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Eles concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E., são destinos que não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.