Numa parceria do Ministério do Turismo da Argentina com a Organização Mundial do Turismo, aconteceu no país, nos dias 29 e 30 de setembro a 2a Conferência Global de Enoturismo.
O local do evento foi a cidade de Mendoza. A conferência teve ainda o apoio da Região de Mendoza + Câmara de Turismo da Argentina e o objetivo foi debater a importância da gastronomia e do enoturismo como ferramentas de desenvolvimento das atividades turísticas.
A região de Mendoza é conhecida mundialmente como uma produtora de vinhos de qualidade, responsável por 70% da produção argentina e sua identidade está diretamente ligada à atividade.
Participaram da conferência 640 convidados de 23 países e de vários segmentos como ministérios de turismos internacionais, destinos, organizações governamentais e não governamentais, entre outros.
Como 2017 foi declarado pela OMT o “Ano do Turismo Sustentável”, o assunto fez parte dos debates, com foco na relação entre sustentabilidade e enoturismo.
Em seu discurso, o Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai destacou que “o enoturismo ajuda a enriquecer o turismo, oferecendo opções que atraem públicos diversos. Esta conferência tem como objetivo promover a troca de experiências e construir uma rede de cooperação entre os vários destinos, mostrando o potencial deste segmento”.