A história do Munich Airport ganhou mais um capítulo com o lançamento do novo terminal satélite – o primeiro da Alemanha. O único aeroporto cinco estrelas da Europa introduz mais uma vez novos padrões de serviço de excelência, conforto dos passageiros e sustentabilidade.
O terminal satélite também dá continuidade ao sucesso da joint venture entre o Munich Airport e a Lufthansa. Assim como no Terminal 2, as parceiras juntaram forças para desenhar, construir e financiar a nova instalação de atendimento de passageiros na base de 60% e 40% do total de 900 milhões de euros. O escritório de arquitetura alemão Koch + Partner, foi escolhido para fazer o design e o planejamento geral.
Com a nova instalação, o Munich Airport passa a oferecer 27 novas pontes de embarque com acesso direto para o embarque dos passageiros, sem transporte de ônibus. A nova instalação satélite aumenta a capacidade de atendimento do Terminal 2, utilizado pela Lufthansa e suas parceiras da Star Alliance, em 11 milhões de passageiros, somando 36 milhões por ano.
Além das muitas instalações de atendimento, os passageiros também podem escolher entre cinco novas lounges Lufthansa.
O terminal satélite não tem acesso direto para o lado externo do aeroporto. O check-in dos passageiros é feito no Terminal 2, onde também se encontram os controles de passaporte e bagagem de mão. Em seguida, via sistema de transporte subterrâneo vão até o terminal satélite em menos de um minuto.
É disponibilizado o acesso gratuito à rede wi-fi de todo o aeroporto, podendo plugar seus dispositivos em tomadas USB e elétricas disponíveis nas áreas de espera.
No terminal satélite, os passageiros são surpreendidos por uma experiência inteiramente nova de alimentação e compras, com 15 áreas comerciais, sete restaurantes e cafés e três zonas duty free, distribuídas numa área de 7.000 metros quadrados.
No satélite estão diversos serviços que atendem as necessidades e os desejos do viajante moderno, inclusive áreas silenciosas com poltronas reclináveis, brinquedotecas para crianças, trocadores nos banheiros masculinos e femininos, e quatro chuveiros. Todos os serviços estão disponíveis no centro do novo edifício, visando acesso rápido e conveniente para os clientes.
As cinco novas lounges Lufthansa ficam a poucos passos dali. Com 4.000 metros quadrados, elas quase dobram a área total de lounges do Terminal 2. O novo conceito inclui um terraço coberto no topo do prédio, janelas panorâmicas e um bar com vista para o pátio do aeroporto.
O mercado central, situado numa área com luz natural abundante, é o coração da nova conveniência para passageiros. Barracas de feira, cada uma com um tema diferente, representam um autêntico tributo à Viktualienmarkt, a famosa feira de produtos alimentícios a céu aberto de Munique.
O terminal satélite também introduz novos padrões operacionais ecológicos e eficiência energética em aquecimento, refrigeração e iluminação, com redução de 40% nas emissões de CO2 A fachada é feita de vidro de última geração, coberto por uma camada que permite a entrada da luz solar ao mesmo tempo em que afasta o calor.
O CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, afirmou das melhorias de qualidade decorrentes do aumento da capacidade: “A expansão do Terminal 2 por meio do novo terminal satélite fará com que as empresas aéreas do Lufthansa Group que operam em Munique sejam uma opção melhor e mais atraente para passageiros de todo o mundo. Nosso investimento em facilidades de qualidade representa um evidente compromisso com a continuidade da nossa história de sucesso em Munique.”
Munich, a capital da Baviera, terra da Oktoberfest, é um dos principais portais de ingresso na Alemanha