Poucos complexos turísticos foram anunciados de forma tão grandiosa e tiveram tantos problemas de desenvolvimento como o BahmaMar, o imenso conjunto de hotéis e serviços nas proximidades de Nassau, a 4 km do aeroporto internacional das Bahamas
O primeiro ministro Perry Christie anunciou ontem um acordo com o Export Import Bank of China (EXIM) e o China State Construction Engineering Corporation (CSCEC) para completar o processo de licitação e falência do Baha Mar estimado em US$ 3,5 bilhões, buscando uma solução para o mega-resort, de quatro empreendimentos, “o mais rapidamente possível”, como declarou.
O caminho a seguir prevê a conclusão do complexo para março do próximo ano. A inauguração tinha sido prevista para maio de 2015, segundo o pojeto original do mega-investidor sueco armênio Izmirlan Sarkis e seus sócios chineses.
O acordo surge depois de dezenas de reuniões realizadas entre os funcionários do governo das Bahamas e representantes do EXIM, principal financiador do Baha Mar, e a empreiteira geral CSCEC, a empresa construtora.
O mega-resort, que tem mais de 90% das obras já em estágio final, continua aguardando uma definição comercial, 17 meses após a sua data de abertura prevista. E à espera de possíveis novos compradores após a conclusão do cronograma.
Quem está fora dos planos é Sarkis Izmirlan, que foi o investidor original do Baha Mar e que tem procurado repetidamente retomar seu papel no projeto, mobilizando uma série de ações judiciais. A empresa de Izmirlian não está entre as empresas envolvidas no processo de licitação realizado pelos receptores. repetidos atrasos e eventual concordata Baha do Mar. A briga toda começou com disputas entre Izmirlian e a CCA Bahamas sobre prazos de construção e outras questões relacionadas.
Uma declaração da DMO Holdings também se referiu a “práticas comerciais enganosas, incluindo superfaturamento e [o uso de] materiais de qualidade inferior”, como entre deficiências do CCA. No original, o BahamaMar teria mil leitos e 105 suites dos 2,2 mil leitos do conjunto, e um cassino de 10 mil m2, com 1.216 mesas.