Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro tem sido palco de inúmeros problemas, a quase um mês do início das Olimpíadas. São questões que envolvem as áreas financeira (com a declaração de calamidade pública das finanças do Estado), de saúde (com o comprometimento no atendimento) e segurança pública (funcionamento ineficiente) e que podem prejudicar a visibilidade da cidade e manchar a imagem dela perante o mundo. Somente esta semana, duas atletas paraolímpicas da Austrália foram assaltadas na Zona Sul do Rio e o assunto repercutiu na imprensa internacional.
“O Rio tinha uma imagem muito atrativa e interessante, mas que pode estar sendo comprometida com os últimos episódios. Devemos compreender esse momento como único em termos de projeção de visibilidade. Quando os turistas vão embora, eles lembram muito menos dos equipamentos e mais de como encontraram a cidade em diversos aspectos: turismo, gastronomia, hotéis, bares, restaurantes, entretenimento, cultura. A forma como os turistas serão recebidos e a opinião dos próprios atletas sobre a cidade e os jogos interferem demasiadamente nas impressões da cidade e do País. Além disso, o decreto de calamidade pública feito pelo governo pode assustar os estrangeiros”, analisa o professor de Marketing do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Alexandre Coelho.