Tan Ping, para quem a criação artística é também uma criação psicológica, foi o artista convidado pela Norwegian Cruise Line para assinar a arte decorativa do primeiro navio especialmente projetado para o mercado chinês e que será lançado no verão de 2017 com base nos portos de Pequim e Xangai.
O Norwegian Joy terá capacidade para 3.850 passageiros e no seu casco a projeção de um Fênix, a mitológica ave que representa e simboliza beleza e boa sorte. O trabalho de design é um enorme desafio e segundo o artista, pioneiro da arte abstrata chinesa, será sua maior obra.
Foi ele quem liderou uma equipe de designers da Academia Central de Belas Artes para completar o projeto de design dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Com 50 e poucos anos, é pintor, gravador, e educador, Tan Ping tem obras em renomados museus como o Nacional de Arte da China; Museu de Arte de Portland, EUA; Ludwig Museum, Alemanha; e o Museu de Arte de Xangai.
Na opinião de Tan, a arte abstrata é o entendimento da vida. No seu livro ” A história do crescimento”, ele usa fotos lindas e palavras simples. Alguns consideram a publicação, utilizada em material de ensino nas faculdades de design como “o livro mais bonito de todos os tempos”.:
O navio em construção, pertencente à classe Breakway Plus, vai oferecer ao publico chinês e asiático, experiências de primeira classe no mar, com acomodações vips e uma série de inovações