Grandes eventos esportivos, como a final da Copa do Mundo 2014 vencida pela Alemanha, são apontados por 75% dos jovens portugueses da pesquisa (foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Uma pesquisa da Budget, empresa locadora de veículo presente em mais de 100 países, identificou que quase 75% dos jovens portugueses tem o desejo de assistir a uma final de campeonato mundial ou Jogos Olímpicos em outro país. O estudo teve o objetivo descobrir quais os principais motivos que levam o público jovem de Portugal a viajar e a partilhar suas férias nas redes sociais.
A pesquisa avaliou a repercussão de diversos eventos culturais da Europa nas redes sociais, como Course Ultrarail du Mont Blanc (França), Red Bull 400 (Aústria), Salinas Longboard Festival (Espanha), Descenso del Sella (Espanha), Bestival (UK), Cous Cous Festival (Itália), NK Beachvolleyball (Holanda), Cortona Mix Festival (Itália), Leeds Festival (UK) e PukkelPop (Bélgica).
Os resultados do questionário entre os participantes desses eventos mostram também que 70% deles desejam ter experiências de aventura em suas viagens, como escalar uma montanha ou saltar de paraquedas.
CURTAS FÉRIAS
A pesquisa concluiu ainda que, cada vez mais, os portugueses são adeptos das chamadas “escapadelas”, em vez das férias tradicionais. Para 39% dos portugueses, o fato de poderem tirar curtos períodos de férias lhes permite viajar para diferentes lugares como forma a “escapar” à rotina.
Sobre a presença nas redes sociais, o estudo aponta que, para os portugueses, há dois fortes motivos para partilhar uma experiência das suas férias: o fato de encontrarem cenários deslumbrantes para a melhor selfie (27%) ou descobrir locais totalmente diferentes e desconhecidos (20%). Para eles 37% dos entrevistados, os comentários sobre um destino nas redes sociais são fatores determinantes na hora de escolher a viagem de férias.