Pela primeira vez, a Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos autorizou uma empresa privada a realizar voos até o satélite da Terra. Trata-se de uma ‘start up’ com sede na Florida que pretende realizar explorações com sondas robotizadas na superfície lunar e, em seguida, protocolar missões turísticas.
A Luna Express, obteve a permissão do organismo de governo para o envio de missões comerciais e cientificas até a Lua. Até agora, é a única a ter esta autorização Até então, as únicas missões autorizadas eram até a órbita terrestre e para além, somente as agências estatais. Esta decisão pode abrir um novo campo na exploração espacial.
Bob Richards, fundador da Luna Express, explicou que foi um difícil caminho até chegar a este objetivo. A concessão da FAA ainda não permite atividades gerais da empresa na superfície lunar. Para as operações previstas, a Luna contará com a assessoria da NASA e, de acordo com o tratado de 1967, os Estados Unidos tem responsabilidade internacional para todos os voos espaciais realizados desde o seu território por entidades não governamentais.
Nesta semana a FAA também outorgou à Virgin Galactic autorização para o envio de turistas ao espaço com a nave SpaceShipTwo. A Virgin, propriedade do multimilionário Richard Bronson, já realizou uma série de provas preparatórias para as viagens que pretende colocar como produto de mercado.





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)