A cidade do Rio de Janeiro inaugura nesta sexta-feira (12), na Praça XV, o Monumento à Primeira Fotografia feita na América do Sul. Oferecido ao Rio pela Prefeitura de Paris, o monumento faz parte do programa de comemoração dos 200 anos da Missão Artística Francesa no Brasil. A cerimônia de inauguração do monumento, no centro da cidade, terá a presença do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e da Prefeita de Paris, Anne Hidalgo.
A imagem do Paço Imperial, atribuída ao francês Louis Comte, é considerada a primeira fotografia feita na América do Sul. A demonstração do novo invento – na época denominado daguerreotipia – foi feita no dia 17 de janeiro de 1840 e noticiada pelo Jornal do Commercio, então principal diário carioca, na sua edição vespertina. No dia 20 de janeiro, o invento foi apresentado ao jovem Imperador do Brasil D. Pedro II, que se tornou o primeiro fotógrafo brasileiro.
O monumento simbolizará também uma das primeiras fotos, em toda a história da fotografia, em que aparecem pessoas e animais em um logradouro público com nitidez. O monumento tem curadoria de Milton Guran e design de Jair de Souza e Ado Azevedo.
“A Praça XV é, historicamente, o maior espaço de construção da nossa nacionalidade, o que dá ainda mais significado a esse monumento que, ao celebrar a realização da Primeira Foto feita na América do Sul, simbolicamente destaca a importância da fotografia na construção da nossa identidade. Ainda mais nos tempos de hoje, quando todos produzem imagem o tempo todo”, afirma Milton Guran.