RIO DE JANEIRO – Os Jogos Olimpicos de 2016 deixarão nas marcas do histórico olímpico a sensacional façanha norte-americana de ter chegado e ultrapassado o numero de mil medalhas de ouro, a conquista maior. O feito foi completado com a vitória da equipe feminina no revezamento 4×100 nado medley e logo a seguir reconfirmada com o time masculino conquistando a de numero 1001, esta com o gosto especial de ser a quinta de ouro do fenômeno Michael Phelps, o recordista individual das disputas olímpicas.
No 1001.º ouro que veio nos 4x100m estilos, prova que fechou o torneio de natação, mais um recorde: Ryan Murphy bateu a marca dos 100m costas (só possível no primeiro dos quatro percursos), com 51,85s
Com a 28.º medalha , sendo 23 delas de ouro em quatro Olimpiadas, o maior nadador de todos os tempos, contribuiu com 2,3% das 1001 medalhas de ouro. Será que foi mesmo a ultima ?
A Natação, modalidade que completou suas provas neste sábado como o grande destaque da primeira semana dos Jogos, reafirmou uma supremacia americana que esteve algo contestada nas ultimas competições. Desta vez não, foi um show completo, 16 medalhas no ouro, oito de prata e nove de bronze, números que não permitem duvidas e o publico foi contemplado com um agradecimento especial da equipe campeã pelo reconhecimento ao incentivo e aplausos.
Os jogos disputados no Rio estão apresentando muitas estórias de superação e uma delas é a do tenista argentino Juan Del Potro, que chega à final do torneio individual contra o britânico Andy Murray depois de ter superado Nadal na semifinal, e eliminado batido Djokovic. Simplesmente venceu o primeiro e o segundo melhores do mundo. Agora, vai tentar evitar o bi de Murray e conquistar a sua, depois de ter sido bronze em Londres e ter ultrapassado os dois ultimos anos com uma série de contusões.
Com gosto amargo para nós, glorioso para eles, os argentinos estão comemorando também a vitória sensacional obtida no jogo que teve duas prorrogações e o resultado final de 111×107. O feminino já havia perdido colecionando cinco derrotas, agora é o masculino quem está praticamente fora e se ainda passar, terá pela frente o Dream Time americano. Não há como: o basquete é uma das decepções brasileiras nestas Olimpiadas.
Mas poderá existir uma maior ainda, o vôlei masculino, tradicional presença nas finais e nos pódios. Depois de permitir a virada da Itália na noite deste sábado e acumulada com a derrota anterior diante dos Estados Unidos, o Brasil pode ser eliminado ainda na fase de classificação. Um perigo que somente poderá ser ultrapassado em caso de vitória diante da França, tensão total à vista.
Scheidt também disse adeus às possibilidades de ouro na vela, agora somente a disputa pelo bronze. No atletismo, uma única presença com Tiago Braz classificado para a final do salto com vara na segunda.
O Brasil caiu para o 22º. Lugar no quadro geral de medalhas onde os Estados Unidos seguem distanciados com 61 medalhas, 25 de ouro. A China vem em segundo, 41 no toal, 13 de ouro. Grã Bretanha em terceiro, 10 de ouro, 28 no total.
Entre os destaques do dia que completou a primeira semana de disputas, a vitória da jamaicana Elaine Thompson como a mulher mais veloz, abrindo caminho para a trajetória que Bolt deve confirmar em três provas.
Quem não deu chances aos rivais foi o inglês Mo Farrah que confirmou nos 10 mil. Entre os resultados mais inesperados, a vitória de Monica Puig na final de tênis dando a primeira medalha de ouro para Porto Rico.
Por fim, no futebol o Brasil passa pela Colombia em São Paulo (2×0) e agora vai para o Maracanã onde enfrentará a surpreendente seleção de Honduras que eliminou a Coréia do Sul (1×0). Jogo será a 1 da tarde de quarta-feira, enquanto na Arena Corinthians Alemanha – que em ritmo de goleada fez 4×1 sobre Portugal – e Argélia, que ganhou da Dinamarca por 2×0, farão a outra semifinal.
Esta é a sétima vez e a terceira seguida que a equipe do Brasil entra no grupo das quatro seleções para a disputa do ouro olímpico. É aquela que falta, isto é sempre o que mais se fala. Desta vez, faltam dois jogos, duas vitórias.