A reunião do Forum Brasil Central realizado na sexta (19), em Bonito (MS), marcou a aprovação do projeto de Integração e Promoção do Turismo dos estados que formam a região. A iniciativa terá gestão da Câmara de Turismo, composta pelos dirigentes de cada unidade estadual. A partir de dados e levantamentos concretos, a ação principal será a de integrar roteiros e realizar ações para fomentar o turismo nos estados que compõem o Brasil Central: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal.
O turismo de natureza, ecoturismo e o de aventura se destacam como a segunda maior motivação dos estrangeiros nas visitas ao Brasil, atrás apenas do segmento sol e mar. Como é uma característica comum entre os estados do Brasil Central, favorecem e reforçam o sucesso do projeto.
No vasto patrimônio natural e biomas, a exemplo do Cerrado, Amazônia e Pantanal; mais a riqueza de sabores da gastronomia, e do artesanato, além de áreas de interesse para novos negócios na atração de investimentos estrangeiros, são itens que constam da apresentação geral do projeto.
Entre as ações propostas estão o aproveitamento na participação conjunta em eventos visando à economia de tempo, de esforços e, principalmente, de recursos financeiros. Ao defender a proposta, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tocantins, Alexandro de Castro, destacou a importância da atividade turística na economia internacional e nacional. “Representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial”, citou.
O projeto foi concebido para atender, prioritariamente, a três eixos: investimento na consolidação e promoção de produtos e roteiros turísticos integrados; participação conjunta em feiras e eventos no País e no exterior; e realização de missões para atração de investimentos nos mercados emergentes.
“Com este trabalho em bloco, foi muito boa a receptividade encontrada. A partir de agora todas as ações e as demais deliberações serão coordenadas por meio da Câmara de Turismo que foi instituída neste encontro”, reforçou o presidente do Fórum e governador de Goiás, Marconi Perillo.
Com o objetivo de compartilhar soluções em setores como segurança, saúde, educação, infraestrutura e turismo, reforçar a representatividade política e melhorar o processo de articulação com o Governo Federal, o Fórum Brasil Central foi criado em setembro de 2015 e conta com a participação dos governadores de 6 estados e já teve encontros realizados em Goiânia, Cuiabá e Palmas. Atualmente, os estados que fazem parte do Fórum concentram uma população de 18,5 milhões de habitantes e 25% do território nacional.






![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)