A impressão que você terá é a de fazer uma escapada, não de final de semana, mas de século
Catas Altas é pura mineirice. Mas, afinal, o que isso significa? Só quem faz uma viagem de carro pelas cidades turísticas de Minas Gerais, experimenta o significado do que é ser mineiro e entende a razão de tanto acolhimento e tanta hospitalidade. Só quem bota o pé na estrada vivencia as raízes gastronômicas do Estado, saboreando os seus temperos.
Se Belo Horizonte é a síntese da multifacetada modernidade mineira, uma viagem de carro pelo interior faz a gente se conectar com as tradições e com a história do Brasil, em seu início. Uma viagem até Catas Altas revela que ainda é possível viver num ritmo mais tranquilo, mais saudável e mais natural. E é esse o estilo de viagem – e de vida –, que o mundo inteiro tem buscado em 2021.
Catas Altas é um mimo de cidade
Distante cerca de 130 km de Belo Horizonte, Catas Altas é um mimo de cidade. A imagem das casinhas coloniais emolduradas pela Serra do Caraça simboliza o lado bucólico e romântico da região. E a Serra do Caraça guarda outra atração espetacular: o Santuário do Caraça. Por isso, uma viagem até Catas Altas, é cheia de possibilidades e atende o viajante que quer sossego, o viajante que quer conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história de Minas e do Brasil, ou aquele que quer fazer caminhadas, curtir uma cachoeira e se sentir acolhido pela bela paisagem.
Quem visita Catas Altas precisa bater perna pelo Centro Histórico. Aproveite o cenário para fazer fotos ou até mesmo abrir o seu caderninho de viagens e desenhar o ambiente colorido ao seu redor. Um dos cartões postais da cidade é a Capela de Santa Quitéria. Encravada entre as montanhas, a capelinha se mantém isolada do dia a dia mundano. O local é perfeito para descansar olhando a impressionante beleza natural do entorno e até improvisar um piquenique.
Quem vai a Catas Altas precisa conhecer o Santuário do Caraça
Próximo a Catas Altas, o Santuário do Caraça é imperdível. Se você for com mais tempo, hospede-se para curtir as ruínas, o clima de lugar antigo e apreciar o cenário que envolve o local. A impressão que você terá é a de fazer uma escapada, não de final de semana, mas de século, e voltar no tempo.
Região é perfeita para criar uma aventura pessoal
Agora, a melhor aventura que vivi nesta região foi sair de Belo Horizonte, de bicicleta e chegar até Catas Altas e ao Santuário do Caraça, pegando trechos de estrada de terra da antiga Estrada Real. É claro que foi uma viagem muito bem preparada, com antecedência, com carros nos dando o apoio necessário ao longo do caminho e até mesmo um batedor da polícia militar. Catas Altas e o Caraça, combinam com sol e chuva, calor e frio. No tempo de estio não tem mistério: é vida ao ar livre o tempo inteiro. Mas assistir a chuva cair, abrigada dentro do Caraça, ou em um restaurante ou cafeteria de Catas Altas, é uma experiência relaxante. Se o novo normal tem tudo a ver com tranquilidade e uma certa privacidade, você estará no lugar certo.