GRAMADO (RS) – Foi a mais gauchesca das solenidades dos últimos anos na abertura do Festuris. Foi também a mais bonita e digna dos aplausos que ecoaram várias vezes pelo lotado auditório do Palácio dos Festivais. A solenidade de abertura desta 28ª edição mostrou, sim, um tom que foi sentido até o final da noite quando do Arroz Amigo, realizado no Continental Hotel, em Canela, sem ser festa, e sim, um ambiente regional típico e de confraternização, mobilizou boa parte dos convidados para o festival.
Além da culinária que tem por base o produto tão importante na economia agrícola do Rio Grande do Sul, o Arroz Amigo tem a iniciativa de semear integração, colher amizades e praticar a solidariedade, como na arrecadação de alimentos e valores que terá destinação para o Asilo Oásis Santa Ângela, de Canela.
A gastronomia típica foi temperada a partir do carreteiro como carro-chefe e com apresentações musicais e homenagens gentilmente proporcionadas pela equipe do Arroz Amigo.
Entrega feita por Eleonora Horn (dir), idealizadora do Arroz Amigo e Ivone Ferraz (centro), entre outras atividades, turismóloga e empresária da hotelaria (presidente do Sindicato da região Litoral RS / Torres), (foto:Arno Maciel/M1Noticias)
A equipe da TRAVEL3 foi indicada neste ano, recebendo o prato comemorativo, também entregue a pessoas que tem tudo a ver com o sucesso do Festuris e de toda a sua programação que vai muito além dos negócios.
Foi o caso de Vânia de Oliveira, assessora direta da equipe de direção da empresa e do Festival. Ela foi surpreendida com a escolha, indicada nos pronunciamentos do trio Marta, Eduardo e Marcus, enaltecendo o seu papel decisivo na coordenação e acompanhamento de todas as atividades e agenda.
Os efeitos anteriores da abertura foram muito comentados, além de elogiados. Como a indicação de Wilson Sierra, nome dos mais respeitados na imprensa turística do Mercosul entre os Amigos do Festival, bem como a interpretação de Daiane Diniz e os acordes de Julio Pereira no Hino Nacional Brasileiro, além das outras músicas que entremearam as partes da solenidade. Ambos são da banda Rock Scenes, de Santa Maria, apoiadora cultural do Festuris.
E se o Festuris é hoje uma marca estabelecida de “Conceito, Conteúdo e Negócios”, como assinalou Marta Rossi em seu bem elaborado discurso, com precisos enfoques, a ênfase dada na integração cultura e turismo teve expressividade com o secretário interino do turismo e titular da pasta estadual da cultura. Victor Hugo cantou um dos poemas do compositor Tito Madi ressaltando as belezas e os amores do Rio Grande enquanto o prefeito em exercício de Gramado reiterou que 60% do produto econômico do municipio advem das atividades da indústria turística.
Reiterou o pedido exposto em várias oportunidades e desta vez foi direto para o novo ministro do Turismo sobre a necessidade do aeroporto para a região, uma tramitação que ainda segue emperrada como as dificuldades da Vila Oliva onde um dia houve a definição e depois o projeto ensaiou e parou.
Na plateia estavam o João Alfredo Bertolucci, o Fedoca, prefeito eleito e seu vice, com atenções também já prometidas para mais aberturas ao turismo contando com aval do ministro Beltrão. O atual titular do município, Nestor Tissot, em tempo final de sua administração, desta vez esteve ausente, em viagem para o exterior.
(Fotos: Joana Frota e Rafael Cevali/Divulgação)
O Festuris teve uma noite exemplar, e isto valeu muito para o nascedouro deste novo otimismo marcado por decisões exemplares, como a questão dos vistos para países emissores de grande potencial. A cerimônia teve a importante presença de presidentes de associações e de entidades, políticos e representantes de destinos internacionais, bem como de executivos das principais empresas, companhias aéreas do Brasil e de fora, alianças e uma expectativa que a feira de hoje e amanhã vai dimensionar.
No sábado, está programada a visita do governador do Rio Grande do Sul. Sartori vem ao Sierra Park para dar também esta conotação de estado anfitrião.
A feira estará dividida em espaços como o Luxury, principal novidade de 2016; o LGBT que tem o lançamento do guia elaborado pelo MTur, com 19 mil exemplares, Acessibilidade, Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo (que também recebe seminário promovido pelo Ministério do Turismo e área produtora), Cultural e Religioso, Tecnologia, MICE, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (Programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta) e uma estimativa de excelente publico entre agentes e profissionais.