(*) atualizado às 17h30
Nesta segunda, o maior prêmio individual para os jogadores de futebol teve o seu resultado da edição 2016 que consagrou a quarta conquista de Cristiano Ronaldo. O astro português.ganhou tres dos ultimos quatro anos e na temporada 2016 brilhou como campeão em praticamente tudo ao longo destes anos. Sua primeira Bola de Ouro foi com a idade de 23, em dezembro de 2008, ainda como Manchester United. Agora, aos 31, chega como estrela principal do Real, a um novo patamar.
Com quatro vezes, Ronaldo supera Van Basten, Cruiff e Platini que venceram por tres vezes e fica apenas a uma conquista de Messi, o craque argentino que somou cinco anteriormente e ficou desta vez em segundo, com 346 votos.
O prêmio da France Football – (que neste ano voltou a ser promoção apenas da revista, encerrando uma parceria com a Fifa) – para o melhor futebolista do mundo, é um acontecimento que movimenta não apenas o cenário europeu, tal o seu interesse a nivel mundial..
Neste caso, dentro do novo modelo de premiação (e ao contrário das edições da FIFA Bola de Ouro, entre 2010 e 2015, quando os votos de treinadores e capitães de todas as seleções nacionais eram decisivos), só contaram os votos de jornalistas de toda a Europa.
Ronaldo, em 2016 foi a grande figura da conquista da Eurocopa por Portugal, e de mais uma Liga dos Campeões (além da Supertaça Europeia) pelo Real Madrid e ainda pode coroar com o Mundial de Clubes no Japão – e marcou 51 gols em 55 jogos.
O craque também venceu nos anos 2013 e 2014, no prémio conjunto e, se confirmado com mais uma Bola de Ouro, poderá ser o mais longo reinado da história do premio.
E enquanto Cristiano segue em seu indiscutível reinado, a sequência da Champions League definiu hoje por sorteio, as disputas para as vagas das quartas de final, com interessantes jogos. O Real até foi favorecido, pois enfrentará o Nápoli.
Entre as equipes portuguesas, o Benfica terá pela frente o Borussia Dortmund enquanto o FC do Porto enfrentará a Juventus. Já o Barcelona terá um duelo com o Paris Saint-Germain. Ao Bayern Munich o sorteio definiu como adversário o Arsenal.
O atual campeão inglês, o modesto Leicester, enfrentará o Sevilha, enquanto o Manchester City do técnico Guardiola terá pela frente o Mônaco. Para completar a série, Bayern Luverkusen x Atletico Madrid.
Segundo pesquisa da UEFA – a Federação Européia – é exatamente nesta fase de oito confrontos em ida e volta que acontece a maior movimentação de turistas que viajam para acompanhar os jogos das suas equipes favoritas.