Um dos principais pontos ainda pendentes na negociação que envolve a venda da Avianca Internacional é a insistência de seu principal acionista, o empresário Gérman Efromovich em continuar com a maioria das ações.
Parece que isto está mudando, e os ultimos informes procedentes de Bogotá indicam que esta decisão pode ser tomada até o final desta semana em uma reunião convocada pela junta diretora do grupo..
A proposta mais interessante das três que estão sob análise é aquela que indica a compra e esta seria por parte da Delta, interessada em aumentar as conexões entre os Estados Unidos e a América Latina, cobrindo desde o Canadá até a Argentina, estendendo sua presença com um trio que já tem a GOL no Brasil e a possibilidade de concretizar também com a AeroMéxico.
Os numeros que estão rodando indicam para algo em torno de US$ 1,9 bilhões, sendo um bilhão de imediato, para a aquisição da maioria acionária do grupo Synergy, dos irmãos Gérman e Jose, com 51,5%. É a proposta que parece ter maior corpo, enquanto a Copa Airlines tem uma dupla, pois também estaria disposta a um acordo de fusão.
A Avianca espera pela definição seja como sócio ou novo dono, e enquanto isso os titulos da empresa estão como protagonistas na Bolsa de Valores, somente neste mes de dezembro já alcançou um aumento de 41,79%.
É importante salientar que, nas tratativas, o negócio tem as implicações das alianças. A Copa é Star, onde a Avianca também se posicionou e trouxe como participante adjunta a Avianca Brasil que não faz parte da Avianca Holdings e estaria fora desta negociação. A United, outra que manifesta interesse vivo na aquisição também é Star Alliance, enquanto a Delta tem seu programa de aliança com a Sky Team.