A pior companhia aérea na avaliação dos passageiros espanhóis é a Ryanair. 61% dos entrevistados dizem não ter recebido compensação pelo atrasos ou cancelmentos de voos. A pesquisa foi realizada pela Facua = Consumidores em Ação = (semelhante ao Procon, organismo de proteção aos clientes) entre os meses de setembro a novembro deste ano.
Na campanha '#aerofraudes' incentivada pela associação e cujos resultados foram apresentados hoje, traz como segunda aérea a Vueling, empresa do grupo AIG com 16,2% no percentual de reclamações.
O que constata é que a qualidade de atenção para os usuários é o principal problema das companhias em seus serviços, cada vez com menos atendimento e maior busca de lucros e diminuição de custos. A qualidade dos serviços piorou 46% nos ultimos anos segundo os consumidores espanhóis e apenas 8,6% dizem que melhorou – o que também é uma tendência mundial, inclusive no Brasil.
O que também chama a atenção é o fato de 9 entre 10 usuários acreditarem que as autoridades não garantem a devida proteção aos direitos dos passageiros diante dos não cumprimento de obrigações por parte das companhias. 44,4% consideram que há uma absoluta falta de controle sobre o setor, 42,9% entendem que os controles são insuficientes.
64,1% dos entrevistados também denuncia que o preço final dos bilhetes é mais alto do que a oferta inicial nos sites das companhias.
No caso da Ryanair, principal companhia deste segmento, há que se destacar o avanço da empresa que atua em 33 paises europeus, com 86 bases, 1.800 voos diários e moderna frota de 300 aeronaves.
Hoje (28) ela lançou mais uma agressiva campanha, com dois milhões de bilhetes a partir de 9,99 euros (preço de ida). “Temos vários dias de ofertas que terminarão a 3 de janeiro de 2017”, promete a companhia aérea irlandesa.





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