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Home Acontece no Turismo Negócios

Transporte aéreo de carga teve pior ano desde 2009

Redação Travel3 por Redação Travel3
23 de fevereiro de 2020
in Acontece no Turismo, Ar, Destaque, Ir e Vir, Negócios
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Aeroporto Avião

(Foto: Divulgação)

Mercado apresentou queda na demanda, mas expectativa é de melhora em 2020

A Associação Internacional de Transporte Aéreo = IATA divulgou os resultados do transporte aéreo de carga em 2019. Os números foram os piores desde 2009, ano de crise financeira global. A demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro, caiu 3,3% em relação a 2018. No mesmo período, a capacidade de transporte, ou toneladas de carga disponível por quilômetro, aumentou 2,1%.

O setor, que não registrava quedas desde 2012, teve seu desempenho determinado por fatores diversos. Os resultados foram afetados, por exemplo, pelo fraco crescimento de apenas 0,9% do comércio global. Além disso, os números são também creditados à desaceleração do PIB em economias de atividade manufatureira. Nesse cenário, a queda da confiança de empresas e consumidores também contribuiu para a retração registrada pelo mercado.

Por outro lado, para 2020, há indicativos de retomada do crescimento no setor. Mas fatores como o novo coronavírus e seu impacto no comércio mundial ainda podem desestimular o transporte aéreo de carga.

As tensões comerciais estão entre as principais causas do pior ano para o transporte aéreo de carga desde 2009. Apesar da melhoria nessas tensões, parece haver pouco progresso nessas boas notícias. Não sabemos os efeitos do impacto do coronavírus na economia global. Todas as restrições tomadas certamente serão um empecilho para o crescimento econômico. E, com certeza, 2020 será outro ano cheio de desafios para o setor de carga aérea.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

Confira o desempenho registrado pelo transporte aéreo de carga em cada região

O transporte aéreo de carga só não registrou queda na África. A região Ásia-Pacífico manteve a maior parte das toneladas de carga por quilômetro = FTKs, 34,6%. Já América do Norte e Europa aumentaram a participação relativa no setor, e atingiram 24,2% e 23,7%, respectivamente.

RCD 2025 Outubro Desk HRPunCana

A participação do Oriente Médio se manteve estável em 13%. Enquanto isso, África e a América Latina também registraram um leve aumento, e chegaram, respectivamente, a 1,8% e 2,8%.

Ásia-Pacífico

As companhias da Ásia-Pacífico tiveram queda de 3,5% na demanda de dezembro em relação ao mesmo período de 2018. Ao mesmo tempo, a capacidade, em toneladas de carga disponível por quilômetro = AFTK, aumentou 2,8%.

Diversa Africa Desk

No total do ano, os volumes tiveram queda de 5,7%, e registraram o pior desempenho entre todas as regiões, enquanto a capacidade aumentou 1,1%. O desempenho da Ásia-Pacífico foi especialmente afetado pelas tensões no comércio internacional, já que se trata da região que mais exporta manufaturas. Também por essa razão, a Ásia registrou queda de 8% nos índices de FTK em relação a 2018.

América do Norte

Muito afetada por tensões comerciais, a América do Norte registrou queda de 3,4% nos volumes e aumento de 2,1% na capacidade em dezembro do ano passado. No total do ano, o resultado foi um pouco menos negativo = queda de 1,5% no volume e aumento de 1,6% na capacidade.

Europa

Companhias aéreas europeias apresentaram queda de 1,1% na demanda em dezembro, em relação ao mesmo mês em 2018. No mesmo período, o aumento de capacidade foi de 4,9%. O continente foi especialmente atingido pela incerteza em relação ao Brexit, e pelo ritmo lento de algumas das principais economias, como a alemã.

O resultado foi uma queda de 1,8% nos volumes de carga, com aumento da capacidade em 3,4% ao longo de 2019. Em termos de carga internacional, o desempenho foi o mais fraco desde 2012.

Oriente Médio

No caso das companhias do Oriente Médio, a queda de demanda em dezembro foi de 3,4% quando comparada com dezembro de 2018. No mesmo período, o aumento da capacidade foi de 1,9% – o menor entre as regiões.

O resultado anual foi uma queda de 4,8% na demanda, e um aumento de apenas 0,7% na capacidade. A região teve o resultado determinado, entre outros fatores, pela reestruturação de suas companhias aéreas.

América Latina

A região foi a de maior queda de desempenho em dezembro – 5,3% – e a única em que houve redução da capacidade no período, em 3,1%. No entanto, o seu resultado anual foi o segundo melhor, com queda de volumes de 0,4% e aumento de capacidade em 4,7%.

África

Única região em que houve resultado positivo, a África observou um crescimento de demanda de 10,3% em dezembro, com aumento de 7,4% no ano. Já a capacidade aumentou 10% em dezembro, e 13,3% no total de 2019. A região se beneficiou do aumento da capacidade e de investimentos asiáticos.

Tags: IATATransporte Aéreo de Cargatransporte de cargas
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Desde 2007, conectando você aos melhores destinos
Lazer, negócios + aventura
Por Caroline & Claudia Tonaco
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Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
Já salva essa dica porque é boa! O Residence Inn Já salva essa dica porque é boa!
O Residence Inn by Marriott @residenceinnplayadelcarmen foi mais um hotel que visitei na Riviera Maya e que indico para quem busca praticidade sem abrir mão do conforto.

Com unidades em Cancún, Playa del Carmen e Mérida, a marca oferece suítes amplas, com cozinha moderna e totalmente equipada, perfeitas para quem gosta de preparar suas próprias refeições.
No lobby, um mini market garante conveniência para emergências de última hora.

Além disso, o hotel conta com academia bem equipada e um rooftop agradável, com bar e piscina, ideal para relaxar depois de um dia intenso de passeios ou trabalho.

É a opção perfeita para famílias, viajantes de negócios ou quem planeja uma temporada mais longa no México, com a liberdade de um apartamento e o cuidado e segurança da hospitalidade Marriott.
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#rcdhotels #travel3 #residenceinnmarriott #playadelcarmen #cancun #merida #famfest #famfestlatam @rougecomunicacao @famfestlatam
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