A Fortaleza de São Paulo, em Morro de São Paulo, é o point para curtir as luzes do pôr do sol (Fotos: Raul Coelho)
O que você prefere para as suas próximas férias na Bahia? Descansar numa praia vazia ou curtir festas que atravessam as madrugadas? Se quiser tudo e ainda belas paisagens, seu destino é Morro de São Paulo. Os nativos costumam chamar o vilarejo simplesmente de “Morro”. Muitos deles são estrangeiros que passaram ali as férias, apaixonaram-se e nunca mais foram embora.
O vilarejo, um dos mais transados do estado, une praia e folia em doses bem equilibradas. Além disso, fica na Ilha de Tinharé e, por isso, só se chega de barco. Não há carros circulando pelas ruas. Na realidade, nem ruas Morro tem, apenas caminhos para pedestres, que recentemente ganharam calçamento. Por ali circulam turistas e os garotos com carrinhos de mão que levam as malas dos recém-chegados, do píer até as pousadas.
Em Boipeba, a dica e experimentar as lagostas preparadas na hora, no Restaurante do Guido
Há tantos gringos vivendo em Morro que você ouvirá diversos idiomas diferentes o tempo todo. Essa globalização faz com que a ilha receba turistas de vários países, principalmente no verão, quando os europeus fogem do frio e a vila ganha um agito cosmopolita.
Morro de São Paulo é dividido em cinco praias, identificadas por números, e não por nomes, cada uma com características bem diferentes e todas próximas umas às outras, bastando caminhar um pouco. Logo atrás da vila fica a minúscula Primeira Praia. É a menos interessante. A Segunda Praia é a mais agitada, onde ocorrem os famosos luaus de Morro. A Terceira Praia é menos agitada, ocupada sobretudo pelos hóspedes das pousadas. Recentemente, ganhou uma mureta de contenção, para resistir ao avanço da maré, assim como uma calçada para pedestres.
Na sequência está a Quarta Praia, a maior e mais deserta. É na Quarta Praia, uma das mais belas do Brasil, que você descobre os encantos de Morro de São Paulo. Na maré baixa, os arrecifes fazem a água ficar rasinha, e você pode andar cerca de 500m mar adentro com a água na altura das canelas. O mar é transparente, mesmo em dias nublados, e nas piscinas naturais dá para fazer snorkel e alimentar cardumes de peixes que chegam para comer ração nas mãos dos turistas. O melhor é que, até no auge do verão, a praia mantém a tranquilidade. É lá que Morro de São Paulo segue com seu ritmo sossegado, por muitos quilômetros, até a Praia do Encanto, que tecnicamente seria a Quinta Praia.
Piscina da pousada Villa dos Corais
No século 17, os portugueses construíram a Fortaleza de São Paulo, para proteger o litoral próximo a Salvador, que, na época, era a capital do Brasil. Hoje é uma das atrações da vila, ponto de encontro ao pôr do sol. Vale subir também o morro até o alto do farol, para ter uma vista privilegiada das três primeiras praias. O passeio mais conhecido leva de barco à vizinha ilha de Boipeba, com parada nas piscinas naturais da praia de Moreré e no restaurante do Guido, um nativo que prepara as lagostas no fogo da palha de coco.
A vida noturna da vila começa no Caminho do Mar, a rua principal, que concentra lojinhas e pequenos restaurantes. Perto da meia-noite a rua fica vazia, e todos seguem para a Segunda Praia, onde ocorrem os luaus, de segunda a quinta. Dezenas de barracas de frutas, que preparam drinques, formam uma espécie de quadrado na areia. E a festa é realizada ali mesmo, bem democrática. Restaurantes colocam mesas e luz de velas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite. Quem curte uma balada com música eletrônica segue para a Pulsar Disco, que promove festas bem famosas, como a Espuma, em que uma espuma é jogada no pessoal na pista de dança.
E para curar a ressaca do dia anterior é fácil: basta tomar o rumo da praia e dar um mergulho nas águas claras e mornas de Morro de São Paulo.
Os turistas dançam no ritmo da Pulsar Disco
Pousadas
Minha Louca Paixão = é transada, e da varanda dos quartos, bem confortáveis, dá para ver o mar da Terceira Praia.
Pousada Chez Max = os chalés com teto de palha ficam no meio de um exuberante jardim, em frente à Terceira Praia.
Pousada Colibri = no alto do morro, tem amplos chalés espalhados pela propriedade. É ótima para fugir da muvuca, mas é preciso encarar uma ladeira para chegar.
Villa dos Corais = é a melhor pousada de Morro. Possui estrutura de pequeno resort, é charmosa, tem serviço de praia e a melhor localização possível – em frente às piscinas naturais da Quarta Praia.
Quando ir
Chuva na região só entre junho e agosto. O resto do ano é ensolarado. No verão a vila fica mais animada, e os preços disparam. Se quiser economizar, evite os períodos de férias.
Como chegar
Os barcos para Morro de São Paulo saem de Salvador, do embarcadouro que fica atrás do Mercado Modelo. São 2 horas em ferry, e a passagem custa R$ 80. Também é possível ir a partir de Valença, que fica a 130km da capital baiana. De lá, partem lanchas rápidas que fazem o trajeto em apenas 40 minutos. A passagem sai a R$ 20. Outra opção são os aviões da Addey Táxi Aéreo, a partir de Salvador. Preços de passagem sob consulta: (71) 3377-1993.
Onde ficar
Um lugar estratégico para ficar em Morro é na Terceira Praia, longe o bastante do agito da Segunda e perto da melhor praia, a Quarta. Há pousadas com diversas faixas de preços. As pousadas maiores e mais confortáveis ficam na Quarta Praia.