A massa de frio, que se deslocou desde o final de semana, do polo norte para o centro da Europa e também para a região do Oriente Médio, mobiliza e preocupa as autoridades. Várias das mais de 30 vitimas fatais registradas nestes dois dias morreram por hipotermia.. Desde o início de novembro, só a Polonia registrou 53 mortos por causa das baixas temperaturas. A sexta passada (6), foi considerado o dia mais trágico deste inverno.
Na Suíça, a cidade de Davos, onde acontecerá de 17 a 20 de janeiro próximos o Fórum Econômico Mundial, a temperatura chegou a -19°C nesta madrugada, enquanto em Berna, -15,5°C. Até a Grécia, que costuma ter invernos menos rigorosos, teve zero grau em Atenas e -15°C no norte do país.
Na capital francesa, a madrugada registrou temperaturas de -4°C a 13°C negativos. Em Paris crescem as preocupações com moradores de rua, os albergues municipais estão saturados e não conseguem atender quase à metade dos pedidos de abrigo feitos pelos sem-teto. Na França, além do aumento registrado nos acidentes, 30 departamentos por todo o pais estão em estado de alerta devido ao risco da formação de placas de gelo em ruas e estradas.
Em Moscou, os termômetros desceram a 30°C negativos. O Natal ortodoxo, celebrado na sexta-feira (6), foi o mais gelado dos últimos 120 anos na Rússia.
É um autêntico frio polar que vem assolando vários países europeus, até mesmo regiões pouco habituais. As temperaturas tem chegado até a menos 25 graus abaixo de zero provocando suspensões de atividades normais, aulas, comércio, e indústria, além de problemas com transportes.
Na Turquia, o aeroporto de Istambul – terceiro mais movimentado do território europeu – esteve praticamente paralisado. A Turkish Airlines, empresa que lá tem o seu hub, suspendeu quase 600 voos e tem mais de 15 mil passageiros afetados. Voos internacionais tem sido desviados para o aeroporto de Ganziaep, na região sudoeste do pais.
Uma camada de neve de até 40 cm cobriu as ruas da cidade neste fim de semana. O tráfego no estreito de Bósforo (que divide a cidade e faz a ligação com a Ásia) teve que ser interrompido.
No sul de Itália, os aeroportos de Bari e Brindise também suspenderam atividades, A queda de neve nas últimas 48 horas provocou o caos. Na região de Roma, o cenário também é bastante gelado.
O frio segue está inclemente. As temperaturas baixaram aos -20 graus centígrados em algumas regiões, como na Bulgária Na Alemanha, os termómetros chegaram a registar -26 graus em duas cidades da Bavária, no sul do país.
Na origem desta onda de frio, estão massas de ar polar com origem na Escandinávia.