O Ano Novo Chinês é uma data e adotada por diversas nações do Oriente que seguem um calendário tradicional distinto do Ocidental. O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo 15o grau de Aquário.
Assim, este 28 de janeiro é o inicio da comemoração oficial e envolve uma comemoração de chineses que formam 1/5 da população mundial, quase 1,5 bilhão de pessoas.
Como os chineses relacionam cada novo ano a um dos 12 animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, eles foram transformados nos signos da Astrologia Chinesa.
E se o ano é do Galo, nada melhor para festejar do que entender melhor a cozinha chinesa e ir até um genuíno restaurante. Na 12ª festa do tradicional bairro da Liberdade, centro de São Paulo, este final de semana promete muita movimentação com festa, danças e muita comida típica.
A diversidade é a grande arma da gastronomia chinesa: de técnicas, de ingredientes, de cores, cheiros e sabores. São mais de 5.000 pratos típicos, de 20 diferentes regiões resultado de mais de 4.000 anos de tradição gastronômica, onde imperam o arroz, a soja, o gengibre e os cogumelos.
Um pouco dela está de volta neste ano. Galinha com amêndoas, bife com molho de ostras, pratos que faziam parte das ementas de qualquer restaurante chinês e estão sendo especialmente apresentados nesta data comemorativa.
Na Espanha, de modo inédito, os 2 principais clubes – Real Madrid e Barcelona – que se apresentam como autênticos globalizadores e estão cada vez mais antenados com o crescimento do mercado asiático para a expansão de suas marcas, aproveitaram a ocasião e estão celebrando o Ano Novo Chinês com mensagens dos seus principais craques
O Barcelona divulgou nesta sexta, um vídeo com cinco jogadores, Messi, Neymar, Luis Suárez, André Gomes e Paco dando felicitações em mandarim pela passagem de ano. O único que fala em espanhol é Messi, fazendo um gesto chinês característico, que significa felicidade e bons desejos.
No vídeo do Real, um jantar em família com todo o cerimonial chinês reúne convidados – Cristiano Ronaldo, Sergio Ramos e o lateral Marcelo – para o brinde do Ano Novo.