BENTO GONÇALVES (RS) – A 110 km. de Porto Alegre, a mesma distância mis um km até Gramado e com promoção integrada no trabalho turistico da região da Serra Gaucha, com o entorno de 20 municipios que se interligam na promoção e atração dos viajantes, a cidade que escreve sua história em 127 anos, mostra para os agentes de viagens os primeiros detalhes desta semana de muitas atividades na 8a. edição da Fimtur Business, em plena época da Vindima..
O evento teve sua abertura oficial nesta manhã, no salao de eventos do Laghetto Viverone, um dos 39 empreendimentos de hospedagem existentes na cidade. Ontem à noite, no CTG Laço Velho, houve o jantar tipico de recepção , com shows da invernada, musical e comida pampeira para saudar os profissionais de turismo que formam esta delegação – a maioria procedente de São Paulo e Rio de Janeiro e também com profissionais de Minas, Paraná, Piaui, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul..
O que está acontecendo na cidade, tudo que está programado para este ano entre eventos e açoes – como as comemoraçoes do cinquentenário da Fenavinho – que deverá reunir 50 eventos alusivos à passagem deste tempo (a primeira foi em 1967), – os detalhes multiplicadores deste encontro que estabelecem uma sequência de conhecimentos e possibilidades.
Bento, um dos 65 destinos indutores do turismo no pais, mais de 1.200 eventos por ano, o Enoturismo sendo uma das prioridades com a vocação da produção da uva e a elaboraçao do vinho. São 79 as vinicolas do municipio. O Vale dos Vinhedos, com mais de 30 vinicolas, 7 meios de hospedagem e muitos serviços.
O mais bem equipado e climatizado centro de eventos do Sul do Brasil – 58 mil m2 – a forte presença economica da industria moveleira,, seguida pela agro-mecanica e a terceira presença do IPTU, mas a de maior fama e sabores. na industria do vinho.
Os Caminhos de Pedra, as demais rotas com museus a céu aberto, as identidades das rotas de cantinas históricas (no distrito Farias Lemos), o vinhedo modelo da Dal Pizzol e o EcoMuseu do Vinho, a rota rural Encantos da Eulália, que é a mais jovem – criada há tres anos – e sendo destaque por ter a estrutura do parque de aventuras Gásper, em torno do imenso Paradão da Eulália, com o maior bungle jamp da America Latina.
Atrações diversas que só Bento tem – como a Casa das Ovelhas e uma sessão de pastoreio que é atração empolgante – os aspectos da colonização, a famosa composição da Maria Fumaça, a epopéia italiana – tudo isto foi resumido e mostrado como antecipação na exposição do secretário de turismo Gilberto Durante, em nome da administração municipal que está com sequencia positiva.
Bento tem um interessante tour de compras, com malhas em comercialização. A gastronomia é algo muito especial, e a cultura gaucha se integra com a colonização italiana, mais a de alemães e outros povos europeus. São 120 mil habitantes no municipio e no amplo calendário de eventos que acontece ao longo de todo o ano, Bento tem muito a mostrar e a oferecer..
No calendário de 2017, o 11o. Simposio Internacional de Vinho e Saude está programado para junho. De 8 a 18 tem a Expo Bento. A Avaliação Nacional de Vinhos, que vai chegar a mil participantes, terá solicitação de ingresso no Guiness Book. Haverá também o primeiro festival gaucho de cervejas artesanais.
Dentro do calendário da Semtur, o Bento em Vindima segue até 19 de março, em abril tem o Bento em Páscoa, neste ano a Settima Italiana de Bento terá a terceira edição, em Junho, no primeiro domingo, tem o Dia do Vinho, com os municipios da região e da campanha gaucha, mais São Roque, região produtora paulista. Uma programação enogastronomica, e também dos filós e comensais com danças.
Ontem houve a Maratona, em maio será a rustica da Wine Run, são atrativos esportivos combinados om o produto Vinho.. O projeto de qualificação com dez totens em tres idiomas mais os seis pontos de atendimento da secretaria além do aplicativo que Bento dispõe para os turistas, mostram a evolução da cidade na recepção e informação para os visitantes. Eles foram mais de 1 milhão e duzentos em 2015, os numeros do ano passado estão chegando e na Vindima deste ano já se aposta no maior contingente de turistas destes ultimos anos.
O Bento Sensação é o evento de Inverno, mostrando o aproveitamento das atrações que a cidade prodigaliza em todas as estações, logo em seguida vem o Estação Primavera, fechando o ano com o 'Natal Bento'
A exposição do secretário mostrando a evolução do turismo em Bento abriu e despertou ainda mais a atenção dos agentes que iniciam esta viagem pelos diversos aspectos do destino. Promete ser uma semana de muitas atenções e atrações.
Depois da exposição e apresentação oficial de Bento, foram os hotéis e parceiros diretos desta edição que anteciparam as informações preliminares para os agentes, seguidas da visitação técnica qrealizada durante boa parte desta segunda-feira
Acompanhe as atividades da 8a. Fimtur Business na Cobertura Especial da TRAVEL3, com o apoio da Rede Laghetto, Giordani Turismo e Vinocap





![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)