Embratur e Apex já vem mantendo estreitos encontros de vinculação para o novo formato de promoção do turismo brasileiro no exterior (Foto: Divulgação)
A informação circula hoje em Brasília e praticamente oficializa o que vem sendo cogitado desde o ano passado. Uma reunião no Palácio do Planalto definiu pela transformação da Embratur em uma Agência nos moldes da Apex e assim será tratado o Turismo como produto de exportação.
Considerada como serviço social autônomo, a agênica terá orçamento sem os cortes que alcançam ministérios e autarquias, como no caso do MTur e da Embratur no formato atual.
Falta definir o percentual dos recursos do Sebrae que vão abastecer a nova agência. O setor de turismo quer 10%, o equivalente a R$ 400 milhões, mas não vai deverá chegar a tanto.
De todo modo, o que estava no principio ativo das mudanças para a forma ativa de promoção do turismo brasileiro no exterior já está com o martelo batido. O anuncio oficial virá nos próximos dias em uma ação que o governo pretende ter para indicar os novos procedimentos com o setor.