Foi uma disputa como raras vezes se viu na apuração do desfile das escolas de samba da capital paulista. A Acadêmicos do Tatuapé conseguiu seu primeiro titulo no Carnaval de São Paulo, com um desfile luxuoso que empolgou na sua apresentação.
No critério de desempate – justamente no Samba Enredo – a definição veio no ultimo momento, pois outra concorrente nova, a Dragões da Real, liderou durante a maior parte da apuração realizada no final da tarde de hoje no Anhembi. No instante decisivo, uma nota dez daria o titulo para a caçula Dragões, que defendeu o tema de homenagem aos 70 anos da Asa Branca, mas teve 9,9.
Na soma total dos votos, ambas ficaram com 269,70 pontos. A Acadêmicos foi a quarta escola à desfilar na segunda noite (sábado para domingo) e desde a apresentação do samba enredo com ‘Mãe Africa conta a sua história’ já pontuava como uma das prováveis vencedoras. A festa africana voltará ao Sambódromo na próxima sexta e trará outra vez a homenagem temática que surgiu pró Zimbawue.
No ano passado a Acadêmicos do Tatuapé não levou o titulo por pouco, foi vice, Desta vez garantiu e está comemorando seu primeiro titulo em um histórico de 64 anos. Sua escola madrinha é a Império Serrano, do Rio de Janeiro.
Em terceiro no desfile de São Paulo ficou a Vai Vai, com 269,40 pontos. Depois a Império da Casa Verde e em quinto a Rosa de Ouro, . A classificação teve a queda de duas entre as mais famosas escolas do carnaval paulistano, a Nenê da Vila Matilde e a Águias de Ouro.
Subiram como vencedoras do grupo de Acesso, a X9 Paulistana – que está de volta à categoria principal – e a Independente Tricolor, subindo pela primeira vez. É segunda escola ligada ao São Paulo FC que quase teve o titulo com a Dragão. A vitória da Acadêmicos do Tatuapé levou novamente o titulo para a Zona Leste, o que não acontecia desde 2001, e dentro da competição de torcidas – item no qual o carnaval paulistano é muito ligado – foi mais uma estilo corinthiano, pois representa o Tatuapé, bairro no qual o clube de maior torcida de São Paulo tem suas raizes e sede, com o Parque São Jorge.