A Portela virou e é a escola campeã do carnaval de 2017 do Rio de Janeiro. Em uma disputa empolgante, o título foi decidido na apuração do último quesito. A Portela t teve 269,9 pontos, apenas um décimo a mais do que a Mocidade Independente de Padre Miguel, segunda colocada com 269,8. A Salgueiro ficou em terceiro, com 269,7 pontos.
A Portela levou ao sambódromo um enredo que contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. om tema inspirado em uma música de Paulinho da Viola, o grande nome da escola. Depois de 33 anos consegue um titulo festejado com grande euforia. No ano passado havia se colocado em terceiro lugar.
'Quem nunca sentiu o corpo arrepiar ao ver esse rio passar' ressaltou a importância dos rios para a humanidade e teve um carro alegórico que retratou a tragédia ambiental do Rio Doce, em Marina (MG)
A escola de Madureira, na zona norte do Rio, tem como grande simbolo a Águia que neste ano voou mais alto na Marquês do Sapucai. Seu desfile foi considerado 'brilhante' pelos especialistas.
Neste ano, nenhuma escola foi rebaixada para o grupo de acesso, uma decisão da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) motivada por acidentes que deixaram feridos durante a passagem da Paraíso do Tuiuti e da Unidos da Tijuca. Assim, no Carnaval de 2018, serão 13 concorrendo entre as grandes escolas.
As seis primeiras colocadas do Carnaval do Rio voltam a se apresentar novamente no Desfile das Campeãs, no próximo sábado (4).




![Validate my RSS feed [Valid RSS]](https://travel3.b-cdn.net/site/wp-content/uploads/2020/03/valid-rss-rogers.png)