Ana Maria Santos = Gerente Geral do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera + Jaqueline Bezerra = Gerente de Vendas do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera (Fotos: Claudia Tonaco)
A reportagem TRAVEL3 conversou com os hoteleiros do grupo francês, que apresentaram não apenas as suas bandeiras, como também detalharam os diferenciais de cada uma e o perfil dos clientes que as escolhem.
Gran Mercure – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
A estratégia da AccorHotels foi trazer uma nova bandeira com um conceito global, mas com detalhes regionais. Assim como a marca Mercure, não somos uma bandeira engessada, nós nos apropriamos do colorido local, porém, no caso da grife Gran Mercure, tudo está dentro de um contexto upscale. O hóspede sente na prática o que significa estar em um hotel upscale, a começar pela nossa infraestrutura. O nosso menor apartamento tem 32m2; o enxoval é de qualidade excepcional; os amenities são da francesa L’Occitane; o hóspede, ao chegar, é acolhido com uma água aromatizada, uma fruta, um café feito na hora. Nossa intenção é que o hóspede sinta-se em casa e que receba um tratamento exclusivo.
Ana Maria Santos = Gerente Geral do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera
Jaqueline Bezerra = Gerente de Vendas do Grand Mercure São Paulo Ibirapuera
Moreno Forte = diretor de Vendas & Marketing do Ink Hotel Amsterdam
Ink Hotel Amsterdam – MGallery by Sofitel
Trabalhei no Sofitel Legend The Grand Amsterdam, que é um ícone de luxo da capital holandesa, um autêntico palace hotel. Há dois anos, entretanto, constatamos que havia uma demanda por um novo estilo de hotéis de luxo. Esse novo conceito é completamente diferente do que tradicionalmente seria ou não luxuoso em hotelaria. E foi assim que o Ink Hotel Amsterdam nasceu.
O Ink está localizado num prédio que abrigou um dos mais importantes jornais holandeses. Daí o nome (Ink = Tinta) e o nosso slogan, que é: Where stories are yet to be written = Onde histórias ainda serão escritas.
Tudo no Ink é concebido para o hóspede criar suas histórias pessoais, num ambiente em que o staff não usa os tradicionais uniformes, muito menos os crachás de identificação. Eu me apresento de maneira informal ao cliente, usando o meu primeiro nome – tudo com o objetivo de quebrar a barreira entre o hóspede e o hotelier, o gerente do hotel.
Nós não temos uma recepção nos moldes tradicionais, e nossa cozinha é aberta, no meio do restaurante, à vista de todos. E são os chefs que levam os pratos à mesa e apresentam-nos aos clientes. Quem melhor do que eles para fazê-lo?
Para completar, nosso design é lindo, mas, acima de tudo, está nosso staff que ganha as melhores avaliações nos sites. Nossos hóspedes conhecem cada um de nós, mesmo sem usarmos crachás de identificação, porque nos apresentamos a eles, temos uma conversa autêntica com cada um deles.
Nós somos um hotel diferente? Definitivamente! Nós somos um hotel para todo tipo de hóspede? Não e nem queremos ser. Porque existem pessoas que ainda preferem ser atendidas dentro dos padrões tradicionais da hotelaria de luxo. É para eles que existem os palace hotéis. Há pessoas que viajam com orçamento mais econômico, e é para elas que existem os hotéis de padrão econômico. O Ink é para viajantes que buscam o luxo em versão descontraída e relaxada, mas – importante ressaltar – com uma qualidade imbatível.
Claudia Felix = gerente de vendas do Pullman SP Vila Olímpia
Pullman Hotels no Brasil
Hoje, no Brasil, temos três hotéis da bandeira Pullman, todos eles em São Paulo = Pullman Vila Olímpia + Pullman Ibirapuera + Pullman Aeroporto Internacional de Guarulhos. Essa bandeira da AccorHotels é uma marca upscale, cujo diferencial é a modernidade. O conceito de luxo da marca é voltado para jovens empresários, um público na faixa dos 30, 35 anos, bem-sucedido, que quer bons serviços, dinamismo, alta gastronomia, estar bem conectado e, ao mesmo tempo, quer lazer.
Eu diria que a Pullman é a marca mais moderna entre a oferta upscale da AccorHotels. Dentro desse conceito, criamos eventos diferenciados, baladas, promovemos a interatividade entre os hóspedes. Aos clientes VIPs, damos um atendimento exclusivo com muitos mimos. Outro diferencial é o nível de capacitação que damos à nossa equipe, para que o resultado seja servir nosso hóspede cada vez melhor.
Patrícia Andrade Costa = diretora regional de vendas da Sofitel Hotels & Resorts
Sofitel Hotels & Resorts
A marca Sofitel se define pela sofisticação francesa, com vários endereços pelo mundo todo, e nós ligamos sempre a cultura local à francesa. Nós temos uma série de rituais que fazem uma grande diferença na maneira de se hospedar. Temos o ritual da vela, do pão, em que o cliente sente essa tradição em todos os nossos endereços que se hospeda. Nossos clientes são completamente apaixonados pela marca Sofitel, seja no Rio de Janeiro, em Paris, Viena, São Paulo ou Amsterdam. Um dos fatores para essa relação de amor entre os hóspedes e a Sofitel é o nosso serviço, bem como a experiência como um todo, desde o momento da chegada até o check-out do hotel. Somos, sem dúvida, a marca mais clássica, mais tradicional da AccorHotels.
Carolina Stolf = diretora de vendas do Santa Teresa Hotel RJ
Santa Teresa Hotel RJ – MGallery by Sofitel
O luxo do MGallery by Sofitel, principalmente do Santa Teresa, é a serenidade; é dar ao hóspede a oportunidade de parar, de se refugiar e descansar. Desligar mesmo, esquecendo-se de que ele está em uma metrópole como o Rio de Janeiro e aproveitar esse momento que promove o encontro da natureza com a história. É muito difícil o hóspede encontrar uma propriedade como a nossa, que consegue combinar a história, que agregue conhecimento, sabedoria à bagagem desse hóspede – o que é um luxo – e, ao mesmo tempo, tenha a natureza tão presente.
A marca MGallery significa Memorável, daí o M da marca + Gallery, de galeria de arte. É como se cada hotel fosse uma obra de arte e, como tal, única, dentro de uma luxuosa coleção de empreendimentos. Então, essa é a personalidade do MGallery Santa Teresa, que proporcionará emoções únicas a quem nele se hospeda.
Saiba mais = www.accorhotels.com.br.