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Home Ir e Vir Ar

Guerra comercial entre EUA e China afeta carga aérea

Redação Travel3 por Redação Travel3
9 de julho de 2019
in Ar, Ir e Vir, Negócios
0
Carga Aérea

(Foto: Michael Gaida/Pixabay/Divulgação)

Números da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo – são divulgados e mostram queda de 3,4% em maio

A Guerra comercial pode estar afetando o transporte de carga global. Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 3,4% em maio de 2019 em relação a maio de 2018. Este resultado foi um pouco melhor do que a redução de 5,6% de abril de 2019.

Com ajuste sazonal, o nível de FTKs teve aumento modesto pelo terceiro mês consecutivo, sugerindo que a menor baixa desse ciclo pode ter ficado para trás, embora o mercado continue fraco.

A capacidade de transporte de carga, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTKs), aumentou 1,3% em maio de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento da capacidade superou o aumento da demanda nos últimos 13 meses.

A demanda por carga aérea tem apresentado volumes muito baixos de comércio global e tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Isso contribuiu para redução de novos pedidos de exportação. O indicador de novos pedidos de exportação de manufatura, que compõe o Índice de Gerentes de Compras (PMI) global, mostra redução nos pedidos desde setembro de 2018.

LosCabos Copa Desk

Em maio, ficou claro o impacto da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China no volume de carga aérea. A demanda anual caiu 3,4%, evidência do dano econômico que ocorre quando são erguidas barreiras ao comércio. Esforços contínuos devem ser dedicados para aliviar as tensões comerciais em paralelo à reunião do G20. Mas mesmo que esses esforços sejam bem-sucedidos no curto prazo, levará tempo para que a confiança nos negócios e o comércio voltem a crescer. O ambiente de negócios deve continuar difícil para o transporte aéreo de carga.

Alexandre de Juniac – Diretor Geral e CEO da IATA

A Guerra Comercial e o desempenho do Transporte de Carga por região

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico e do Oriente Médio sofreram quedas acentuadas no crescimento anual no volume total de carga aérea em maio de 2019, enquanto a América do Norte e a Europa apresentaram quedas moderadas. A África e a América Latina registraram crescimento na demanda por carga aérea em comparação a maio do ano passado.

As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram queda de 6,4% na demanda por carga aérea em maio de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018. A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China e as condições de enfraquecimento da manufatura para os exportadores da região afetaram o mercado de maneira significativa. Como a região é responsável por mais de 35% do total de FTKs, esse desempenho é o principal fator do fraco resultado do setor. A capacidade de carga aérea aumentou 0,3% em relação ao ano passado.

Diversa Africa Desk

As companhias aéreas da América do Norte registraram redução de 1,6% na demanda em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 1,4% em relação ao ano passado. O recente recuo no crescimento pode ser parcialmente atribuído à queda nos volumes de comércio global e às tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China. Os FTKs internacionais entre a Ásia e a América do Norte caíram quase 8% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas da Europa registraram queda de 0,2% na demanda por carga aérea em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Este índice é bem melhor do que a redução de 6,9% registrada no mês passado. As condições de enfraquecimento para os exportadores da Alemanha, as indicações de uma desaceleração na economia regional e a incerteza crescente sobre o Brexit afetaram o desempenho recente. A capacidade aumentou 2,5% em relação ao ano passado.

As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram queda de 6,9% nos volumes de carga aérea em maio de 2019 em relação a maio de 2018. A capacidade diminuiu 1,6%. Uma clara tendência de queda na demanda por carga aérea internacional com ajuste sazonal ficou ainda mais evidente com o enfraquecimento dos volumes de carga aérea entre essa região e a América do Norte e entre essa região e a Ásia-Pacífico, contribuindo para um desempenho moderado. Mais uma vez, esses fluxos refletem a fraqueza mais ampla nos volumes do comércio global, além do impacto da reestruturação dos modelos de negócios das companhias aéreas atualmente em andamento na região.

As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 2,7% no crescimento da demanda por carga aérea em maio de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 6,6%. Com os FTKs internacionais caindo 0,5% no mesmo período, esse aumento é reflexo do desempenho saudável dos mercados domésticos de carga aérea da região.

As companhias aéreas da África registaram em maio de 2019 o maior aumento da demanda por carga aérea entre todas as regiões: 8,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse resultado continua a tendência de alta de FTKs, observada desde meados de 2018. Com isso, essa região apresentou o melhor desempenho pelo terceiro mês consecutivo. A capacidade aumentou 13,4% em relação ao ano passado. O fortalecimento dos investimentos e das relações comerciais com a Ásia trouxe um aumento de dois dígitos nos volumes de carga aérea entre essas duas regiões durante o ano passado.

Tags: aeroportosIATA
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O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery O novo Scenic Ikon, iate da frota Scenic Discovery Yacht, promete levar o conceito de cruzeiro de luxo a outro nível. Seu lançamento foi anunciado pelo Scenic Group, representado no Brasil com exclusividade pela @vellerepresentacoes.

A viagem inaugural partirá de Veneza, em abril de 2028, e já está com reservas esgotadas.

Com 135 suítes com varanda e capacidade para 270 hóspedes, o navio une conforto, tecnologia e design sustentável. 
Terá 15 opções de restaurantes e lounges, um spa de dois andares e até um submersível e helicópteros para explorar destinos remotos.

Na primeira temporada, o Scenic Ikon passará por 110 portos em 21 países, do Mediterrâneo à Antártica. Um projeto que reforça o compromisso da Scenic com inovação e operação de baixo impacto ambiental — sem abrir mão da sofisticação.

🌍 Um novo capítulo para quem ama navegar pelo mundo com estilo e consciência.

📸 Divulgação / Scenic Group
Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos s Temos recebido muitas dúvidas e questionamentos sobre esse tema, então fique por dentro:

🌎 O que mudou? 

A LATAM foi a primeira companhia a lançar a tarifa Basic Internacional sem mala de cabine incluída, em outubro de 2024. 

Agora, desde ontem, 14 de outubro de 2025, a GOL passou a adotar política semelhante em seus voos internacionais. 

Essas tarifas, de ambas as companhias aéreas, são voltadas para quem viaja leve e quer pagar menos — mas com um detalhe importante: 

👉 a mala de cabine deixou de estar incluída nessas tarifas. 

MAS ATENÇÃO: a mudança não atinge passagens emitidas anteriormente!

🛫 LATAM — Tarifa BASIC INTERNACIONAL 

• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como mochila ou bolsa. 
• Peso máximo: 10 kg 
• Medidas: 45 × 35 × 20 cm 
• O item precisa caber embaixo do assento. 
• Para levar a mala de cabine tradicional (55 × 35 × 25 cm), é preciso pagar à parte — a compra pode ser feita até 6 horas antes do voo. 

💡 Nas demais tarifas (Light, Plus e Top), a mala de cabine continua incluída normalmente. 

🛫 GOL — Tarifa BASIC INTERNACIONAL (novidade de 2025) 

• A companhia passou a oferecer uma opção sem mala de cabine incluída. 
• O passageiro pode levar apenas um item pessoal, como bolsa ou mochila, de até 10 kg. 
• Medidas recomendadas: 40 × 30 × 20 cm. 
• A mala de cabine (até 10 kg) só pode ser levada mediante pagamento adicional. 

💡 A nova tarifa está disponível em rotas internacionais da GOL, inclusive América do Sul. 

🧳 E nos voos dentro do Brasil? 

Fique tranquilo! Pelo menos por enquanto, nada muda!

Nos voos domésticos, segue a regra da ANAC: 
✅ 1 mala de mão (até 10 kg) + 1 item pessoal.
Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem Enquanto o Brasil inteiro está apostando em quem matou Odete Roitman, o cenário do crime brilha ainda mais na vida real!

O lendário Copacabana Palace, A Belmond Hotel, acaba de ser eleito o melhor hotel da América do Sul pelo Condé Nast Traveller Readers’ Choice Awards 2025 do Reino Unido.

E as boas notícias não param por aí — o ícone carioca também recebeu duas chaves do Guia Michelin, reconhecimento que celebra experiências de hospitalidade excepcionais.

Com mais de um século de história, o @belmondcopacabanapalace segue como sinônimo de sofisticação, elegância e autenticidade — protagonista nas telas e na hotelaria mundial. 

#Travel3 #CopacabanaPalace #Belmond #ValeTudo #HotelPremiado #RioDeJaneiro #HotelariaDeLuxo #CondéNastTraveller #GuiaMichelin
Em plena Floresta Amazônica, entre as copas das árvores, o @juma_amazon_lodge mostra como é possível unir conforto e sustentabilidade em um hotel na selva. 

Com bangalôs sobre palafitas, restaurante, piscina e redário voltados para o rio Juma, o melhor é que o hotel agora opera com energia 100% limpa e autônoma.

E segue oferecendo aos hóspedes uma imersão completa na floresta, para que possam aproveitar da gastronomia regional aos passeios guiados.

#Amazônia #TurismoSustentável #JumaAmazonLodge #Amazonas #Brasil #Viagem #Ecoturismo #HotelNaFloresta #travel3 #sustentabilidade #florestaamazonica @torranogi @rougecomunicacao
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